Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Eleições 2018

Time entrevista, mas vê Bolsonaro como 'amante de ditadura'

'Trump pode ser politicamente incorreto, mas Bolsonaro vai muito, muito além', diz revista

No Twitter de Bolsonaro, antes da publicação, a entrevista ao jornalista da Time

Na segunda (20), Jair Bolsonaro tuitou foto (acima) em que era entrevistado por Matt Sandy para a revista Time e escreveu que avisaria da data de publicação.

Nesta quinta (23), Matt Sandy tuitou o link para a reportagem e escreveu: “Bolsonaro, o autocrata amante de ditadura que pode ser o próximo presidente do Brasil”. No título da reportagem, “Bolsonaro ama Trump, odeia gays e admira autocratas”. No texto, o jornalista descreve:

“Trump pode ser politicamente incorreto, mas Bolsonaro vai muito, muito além. Só nesta entrevista, ele defende a possibilidade de violência desenfreada do Estado; iguala a homossexualidade à pedofilia; e apoia o ditador chileno Augusto Pinochet, cujos capangas estupravam mulheres com cães, assim como o presidente filipino Rodrigo Duterte, que se gaba de matar suspeitos de crimes pessoalmente.”

Numa das poucas declarações reproduzidas pela revista, Bolsonaro renega promessas, como fechar o Congresso se eleito presidente. “As pessoas evoluem”, diz. “Eu não sou um troglodita.”

A revista ouve de Anthony Pereira, do King’s College de Londres: “Uma coisa é os EUA terem um presidente pária. Seria outra para o Brasil. Este é provavelmente um dos maiores testes que a democracia brasileira já enfrentou”.

‘RISING STAR’

No título da agência France Presse, por jornais como Le Figaro, “Lula sobe ainda mais”. No da Reuters, por New York Times e outros, “Estrela de Lula em ascensão choca mercados”. No Datafolha, diz a agência britânica, “o candidato de centro-direita favorito dos empresários, Geraldo Alckmin, continuou emperrado em um dígito”.

No jornal financeiro Les Échos, ‘Na prisão, Lula continua dando as cartas’

TERROR

A intenção de voto no Brasil assustou os jornais financeiros. O francês Les Échos (acima), destacando que o petista “continua dando as cartas”, anotou que “o resto, inclusive os candidatos próximos da comunidade empresarial, está muito longe. Até o candidato conservador do PSDB tem dificuldade para decolar”.

No Financial Times, “Apoio crescente para Lula da Silva aterroriza os mercados”.

MENSAGEM DOS EUA

NYT e Wall Street Journal noticiaram a condenação do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, a quatro anos de prisão por uma juíza de Nova York. Ela disse que quis “enviar uma mensagem de dissuasão”.

Na CNBC, o suco de laranja do Brasil usa ‘sistema moderno de escravidão’

BRASIL ‘ROUBOU’ FLÓRIDA

No canal financeiro americano CNBC, destacado no pró-republicano Drudge Report, “Como o Brasil roubou a produção de suco de laranja da Flórida”. A reportagem diz que, segundo relatório, a produção brasileira usa “sistema moderno de escravidão”. E lembra que Trump vem impondo tarifas de importação contra produtos importados de outros países.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.