Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Eleições 2018

Democracia no país está ruindo, 'em estado de decomposição'

Le Point vê 'erosão' no Brasil; NYT alerta contra apoio dos EUA a 'golpes' na América Latina

Na revista francesa Le Point, citando fatos como “Lula aprisionado e o candidato de extrema direita esfaqueado”, a campanha reflete “a erosão da democracia brasileira”, mais até, “o estado de decomposição política, em que o edifício está ruindo sob seu próprio peso”.

Foi antes de Bolsonaro divulgar o vídeo em que alerta para “fraude”, dizendo não “pensar em outra coisa a não ser o plano B desse presidiário se materializar numa fraude”, com o avanço nas pesquisas e a eventual eleição de Haddad.

Ao fundo, após o vice de Bolsonaro, general Hamilton Mourão, defender uma constituição feita por “notáveis”, sem eleição, Alexandre Garcia, um dos mais antigos e principais comentaristas políticos de Globo e GloboNews, deu duas vezes apoio à proposta —e depois apagou.

GOLPES, NÃO

Nas últimas semanas, publicaram editoriais ou artigos contrários à intervenção militar na Venezuela o New York Times e as revistas The Economist e Foreign Affairs. Abrindo o editorial do NYT, “A América não deveria estar no negócio de golpes. Ponto”. Cita inúmeros casos históricos, por exemplo, “a CIA orquestrou o golpe de 1964 no Brasil”.

INTERVENÇÃO MILITAR, SIM

Mas não demorou e o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Almagro, em entrevista ao colombiano El Tiempo, foi questionado e respondeu: “Quanto à intervenção militar para derrubar Maduro, não devemos descartar nenhuma opção”.

SEMINÁRIO

Veículos de esquerda como Rede Brasil Atual, Carta Capital e Brasil 247 dedicaram extensa cobertura a seminário organizado pelo ex-chanceler Celso Amorim, que reuniu em São Paulo os ex-primeiros-ministros Dominique de Villepin (França), Massimo D’Alema (Itália) e José Luis Zapatero (Espanha) e o linguista americano Noam Chomsky (MIT), entre outros. Num dos enunciados, “Mundo precisa do Brasil com democracia”.

‘DISCLAIMER’

De sexta a domingo, no alto do site e aplicativo de notícias financeiras Infomoney (imagem acima), da corretora XP Investimentos, declarações de voto em Alckmin e Bolsonaro. No final do texto, o que chama de "disclaimer", uma ressalva ou aviso legal de que é "opinião pessoal".

VIÉS

Escrevendo na revista Época, da Editora Globo, sob o título “Uma relação incestuosa”, a economista Monica de Bolle, diretora do Programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade Johns Hopkins, em Washington, afirmou, sobre “a crescente simbiose” observada na campanha presidencial:

"É muito difícil imaginar que as pesquisas encomendadas por grandes instituições financeiras não contenham algum grau de viés que favoreça o candidato preferido.”

‘NEW BLOOD’

Os relatórios das instituições financeiras também vêm ganhando protagonismo, com enunciados retumbantes como “The rise of the left”, a ascensão da esquerda. Outro: “Bolsonaro’s stabbing injects new blood in the campaign”, o esfaqueamento de Bolsonaro injeta sangue novo na campanha.

MARIELLE, POR SUA MÃE

A revista americana Time publicou artigo de Marinete da Silva, mãe da vereadora Marielle Franco. Lembrou que ela foi morta “lutando contra uma política fracassada de segurança pública que mata milhares de jovens negros todo ano” e cobrou “Justiça”.

 

‘WHERE?’

Na revista americana Bloomberg Businessweek, "Onde está Larry Page?", fundador e maior executivo do Google, que falha com a democracia como o Facebook, "tão mal quanto".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.