Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Eleições 2018

Facebook prepara 'última linha de defesa' nas eleições

'Embora não pareça grande coisa, sala de guerra' concentrará esforço para votação no Brasil, diz NYT

O New York Times enviou reportagem de Menlo Park, na Califórnia, intitulada “Dentro da ‘sala de guerra’ eleitoral do Facebook” (acima), no “campus” da plataforma. Escreve que, “embora não pareça grande coisa agora, a partir da próxima semana o espaço será a sede do Facebook para salvaguardar as eleições”.

Reunirá “uma equipe de 20 pessoas focadas em erradicar desinformação, monitorar 'fake news' e deletar contas falsas que possam estar tentando influenciar os eleitores antes das eleições nos EUA e no Brasil”.

O jornal acrescenta que até o fim do mês, "antes da eleição no Brasil", a sala estreia um novo painel para "rastrear toda a rede social em tempo real".

JOGOS DE GUERRA

Na mesma linha, a agência Reuters informa de San Francisco que executivos do Facebook chamaram entrevista coletiva por telefone para relatar que a plataforma vem "testando sua resiliência com simulações", por exemplo, de mensagens de véspera de votação visando afastar os eleitores.

Questionado sobre estudo recém-publicado pelo Digital Forensic Research Lab, ligado ao Atlantic Council, afirmando que, dos quatros posts mais populares nos últimos seis meses no Brasil, três eram falsos, Greg Marra, gerente do Feed Notícias, respondeu: "Nós sabemos que há muito mais a fazer".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.