Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Eleições 2018

Lula 'joga a toalha' e entra Haddad, seu 'oposto de fala suave'

Novo candidato é descrito no exterior como ex-professor de filosofia mais conhecido por fazer ciclovias

Nas páginas iniciais de jornais como Wall Street Journal, o inglês Guardian, o alemão Die Welt e de sites como Drudge Report, Lula “saiu do caminho”, “abandonou a corrida”, “desistiu de sua batalha quixotesca”, “jogou a toalha” etc.

Fernando Haddad, em grande parte da cobertura com foto da agência Efe em que segura faixa com o bordão “Lula livre”, foi apresentado como “advogado de fala mansa que estudou na prestigiosa USP e é o oposto de Mr. da Silva, metalúrgico de voz rouca e sem formação que veio de família pobre”.

Ou, ainda, “ex-professor de filosofia” que se tornou “mais conhecido por construir ciclovias”.

NÃO O BASTANTE

WSJ e Financial Times destacaram que Jair Bolsonaro teria até “saltado” nas pesquisas. Mas sites financeiros como Seeking Alpha noticiaram no fim do dia que “Ataque a faca não foi o bastante: dia difícil para as ações no Brasil”.

AVANÇOS DA ESQUERDA

A Bloomberg despachou primeiro que “Esquerdistas têm os maiores ganhos em pesquisa no Brasil” e depois que “Ativos do Brasil despencam com avanços de esquerda”.

FMI ALERTA

Na manchete do FT, Christine “Lagarde alerta para ‘choque’ da guerra comercial EUA-China sobre os emergentes”. A diretora do FMI disse que a crise na Argentina “pode se espalhar”.

Segundo o jornal, “países como África do Sul, Indonésia e Brasil enfrentaram fuga de capital nas últimas semanas, elevando o perigo de crise mais ampla”.

POR BOLSONARO, POR LULA

O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, de extrema direita, tuitou sua solidariedade a Bolsonaro, acrescentando: “Espero que em breve ele possa ser eleito presidente do Brasil”.

E o parlamentar britânico Chris Williamson, do Partido Trabalhista, tuitou #LulaLivre e acrescentou: “O governo direitista ilegítimo o prendeu para evitar que dispute a eleição”.

Quem também tuitou em favor de Bolsonaro foi o jogador Lucas Moura, ex-São Paulo, hoje no inglês Tottenham e “jogador do mês” na Premier League. Ecoou por sites de tabloides como Sun e Daily Mail, que apesar de direitistas descreveram o candidato criticamente, como “polarizador”, “populista”, “controverso”.

DESAFIAR O SISTEMA

O ex-agente Edward Snowden, que revelou a espionagem digital dos EUA em países como o Brasil, gravou depoimento em favor de David Miranda, candidato a deputado federal pelo PSOL e marido do jornalista Glenn Greenwald, que compartilhou o vídeo por mídia social (acima).

Snowden afirma que o Brasil vive uma “crise fundamental”, como comprovam “a morte de Marielle Franco e a impunidade de seus assassinos”, e que a eleição “é uma chance de desafiar a injustiça fundamental desse sistema”.

 

A HISTÓRIA DE FLAVIO

Acima e na home do New  York Times, foto de 1961 com Flavio da Silva e o irmão Mario, ao deixarem sua favela pela primeira vez. Ela é parte do livro "Gordon Parks: The Flavio Story", sobre a série feita para a revista Life pelo célebre fotógrafo americano, que via a pobreza como "a mais selvagem das aflições humanas".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.