Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Eleições 2018

Bolsa tem pregão do ano e 'bancos disparam' com salto da 'extrema direita'

No Instagram, mulher de juiz e filha de general fazem campanha contra 'bandido', 'presidiário'

Antes mesmo do Datafolha, veículos como Financial Times e o canal financeiro CNBC destacavam o “maior salto em meses” na Bovespa e a queda no dólar em resposta à “ampliação da liderança do candidato de extrema direita” no Ibope.

No dizer do banco de investimento Goldman Sachs, ouvido pelo FT,  “isso é claramente favorável a Bolsonaro, e os mercados reagiram positivamente”.

No Brasil, o Valor Econômico falou em “euforia”. E o Infomoney, da XP Investimentos, destacou enunciados como “melhor pregão do ano com Bolsonaro em alta”, “bancos disparam”, “dólar desaba”, além da pergunta, em título: “Bolsonaro vencendo no primeiro turno?”.

O hoje analista William Waack, do Infomoney, chamou a atenção para a alta na rejeição do “candidato indicado pelo presidiário” e afirmou: “A onda antipetismo está crescendo, difusa e enorme”.

PRESIDIÁRIO, BANDIDO

Ecoou ao longo do dia, por New York Times e outros, o que o título da Reuters noticiou como “Juiz brasileiro libera depoimento danoso ao PT dias antes da votação”. A delação foi parar na propaganda do PSDB.

Paralelamente, no Instagram, a mulher do juiz Sergio Moro postou seguidas vezes contra “votar em bandido”, como noticiou a Folha. E até a filha do comandante do Exército, general Villas Bôas, como noticiou O Globo, entrou em campanha contra “presidiário mandando” no país.

PRISIONEIRO POLÍTICO

Veículos à esquerda nos EUA, como The New Republic e Boing Boing, publicaram artigos em defesa do voto em Haddad, com fotos e enunciados como “O homem que separa o Brasil do autoritarismo”, no primeiro.

E o site The Intercept publicou longo texto do ativista e intelectual Noam Chomsky (MIT), sob o também longo título “Eu acabei de visitar Lula, o mais proeminente preso político do mundo. Um ‘golpe suave’ nas eleições do Brasil terá consequências globais” (acima). Ele cobra a liberação da entrevista pedida pela Folha.

A QUEDA DO CENTRO

A Foreign Affairs, revista do Council on Foreign Relations, instituição que abriu as portas para Bolsonaro nos EUA em fevereiro, publicou a análise “O declínio e a queda do establishment político do Brasil” (acima).

Destaca que, “vencendo Bolsonaro ou não, uma transformação está em andamento”, com o enfraquecimento do “centro tradicional que comanda o país desde a transição da ditadura militar”. E elogia, em Bolsonaro, a “campanha inovadora baseada em uso pesado de mídia social”.

Bolsonaro, Duterte e Salvini, segundo FT, exploram 'raiva masculina' por perda de poder

MEDO MASCULINO

No FT, o colunista Gideon Rachman sublinhou, como fator para a ascensão do populismo de direita em países como Brasil, Filipinas, Itália e EUA, a raiva ou “ira masculina”. Seria uma reação ao crescente questionamento dos papéis de gênero, o que “leva homens a temer a perda de poder”.

Daí Bolsonaro e o filipino Rodrigo Duterte “incorporarem insultos sobre estupro em sua retórica política”, seguidos de perto pelo italiano Matteo Salvini, que recorre a “insultos sexuais para rebaixar” adversárias.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.