Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Eleições 2018

Enfrentamentos políticos transbordam agora para o futebol

Eleição brasileira 'oferece uma janela para o mundo selvagem do WhatsApp', reporta BuzzFeed

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Surgiu no Sport, um dos jornais locais de futebol, noticiando que o Barcelona via o apoio de Ronaldinho a Bolsonaro como incompatível com seus valores e iria reduzir sua presença em atos oficiais.

Ecoou no Brasil, mas só chegou ao também catalão Mundo Deportivo, próximo do brasileiro, após o clube confirmar: “Nossos valores democráticos não coincidem com palavras que ouvimos desse candidato”. Espalhou-se por jornais esportivos e populares de toda parte.

Ao fundo, por Le Figaro e muitos outros, o ex-jogador francês Éric Cantona criticou a seleção brasileira por jogar com a Argentina na Arábia Saudita, “por muito dinheiro”, acrescentando entender “por que parte da população vota em Bolsonaro”.

Cantona já havia se manifestado criticamente a jogadores que apoiam Bolsonaro, como Lucas, de volta à seleção, referindo-se à postura muito diversa de Sócrates. O ex-jogador Juninho Pernambucano também, em veículos franceses.

Locutor do jogo da seleção, Galvão Bueno também criticou. “Não seria o melhor lugar para se jogar hoje”, pois “os olhos do mundo estão voltados para a Arábia Saudita”, com o desaparecimento do jornalista crítico do “regime absolutista”.

MUNDO SELVAGEM

Enviado ao Brasil, o vice global de jornalismo do BuzzFeed, Ryan Broderick, reportou sobre “o verdadeiro coração da internet aqui”, o WhatsApp. No título, “Esta eleição oferece uma janela para o mundo selvagem e por vezes livre de fatos do WhatsApp”. Os exemplos, como a máquina que mudava o voto para Haddad, eram do mundo de Bolsonaro.

INCENDIÁRIO

O correspondente da BBC Brasil em Washington, Ricardo Senra, noticiou os elogios a Bolsonaro feitos por David Duke, ex-líder do grupo racista Ku Klux Klan, num programa de rádio. Depois acrescentou que o candidato havia rejeitado, via Twitter, apoio “vindo de grupos supremacistas”.

Repercutiu no New York Times, destacando que “Bolsonaro, o líder de extrema direita na corrida presidencial do Brasil, é famoso por seus comentários incendiários, mas na terça ele rejeitou o endosso” de Duke.

‘TIRADA DO MANUAL’

Entre vários artigos na americana Foreign Policy sobre Bolsonaro, o historiador Federico Finchelstein afirmou que seu modelo "é Goebbels" (acima), com propaganda "nazi".

ESTRELAS E LISTRAS

No título do jornal militar que tem por nome o apelido da bandeira americana, Stars and Stripes, "Militares do Brasil prestes a amealhar poder após três décadas de espera" (acima).

SEGUE O LÍDER

Em longa reportagem de Anthony Boadle na Reuters, reproduzida por NYT e outros, Bolsonaro, eleito, “seguiria a liderança de Trump em política externa”. Faria uma revisão da participação do Brasil nos Brics, por exemplo.

Seu provável chanceler seria o diplomata Ernesto Fraga Araújo, que escreveu em seu blog que o presidente americano está salvando a civilização cristã ocidental do “marxismo cultural globalista”.

QUESTÕES IDEOLÓGICAS

No Clarín, o presidenciável brasileiro "ultradireitista ligou para Mauricio Macri", o presidente argentino. Tiveram uma "conversa cordial", inclusive sobre a "relação estratégica". O jornal anota que, para Bolsonaro, a relação com o Mercosul não deve ser pautada por "questões ideológicas". 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.