Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Após uma semana, 'onda azul' ainda não quebrou nos EUA

Ganhos democratas 'continuam' nas apurações atrasadas, contrariando 'análise instantânea da TV'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A CNN até retomou sua cobertura eleitoral, na terça (13), com um programa intitulado Noite de Eleição na América... A Continuação.

Na chamada do New York Times, no início da noite, “Uma semana após eleição, ganhos democratas se tornam mais fortes”. Eles “continuam” a tomar cadeiras dos republicanos na Câmara e Senado, nas apurações atrasadas.

E a crítica de mídia, em veículos como Politico e Washington Post, já questiona a “análise instantânea de TV” apresentada no dia da eleição, proclamando que não houve “onda azul”, ou seja, um grande avanço democrata.

As conclusões, em especial de CNN e MSNBC, são chamadas agora de “prematuras” e “apressadas”.

‘YOU'RE FIRED, GENERAL’

Para a segunda metade do mandato, Trump começa a demitir seus generais. Não diretamente, porque “odeia confronto interpessoal”, segundo o NYT, mas já foi manchete do Wall Street Journal e do Drudge Report na terça: “Trump estuda substituir John Kelly”, o general chefe de gabinete.

Semanas antes, em entrevista à CBS, Trump chamou seu secretário da Defesa, o general James Mattis, de “meio democrata” e falou, fugindo do confronto: “Ele pode sair”.

GENERAIS DO BRASIL

Na segunda, o Financial Times publicou entrevistas próprias com os generais Villas Bôas e Augusto Heleno, usando enunciados como “Generais do Brasil prometem ficar fora da política” e “Comandante do Exército tenta acalmar temores de escorregão para o autoritarismo sob Bolsonaro”.

Na terça, lembrando as entrevistas do dia anterior, o mesmo FT destacou o título “Bolsonaro, do Brasil, nomeia general como ministro da Defesa”. Fernando Azevedo e Silva “fará parte de um grupo” de generais que inclui ainda o vice Hamilton Mourão e o mesmo Heleno.

ASPIRANTE

Com a ilustração acima, a New Republic publicou a análise "Por que os brasileiros elegeram um aspirante a ditador", que termina dizendo que no futuro "talvez não seja permitido a eles retirar o apoio" dado a Bolsonaro.

CONTRA CÚPULA

A Reuters, por NYT e outros, noticia que Bolsonaro não vai ao G20 em Buenos Aires.

Mas Fernando Haddad estará lá na semana anterior, nos dias 19 e 20, como noticiam Clarín, Página/12, a agência Télam e outros argentinos, ao lado dos ex-presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), José Mujica (Uruguai) e Ernesto Samper (Colômbia), entre outros latino-americanos à esquerda.

É o Primeiro Foro Mundial do Pensamento Crítico, que está sendo chamado de “contra cúpula”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.