Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Macron alerta que 'os antigos demônios estão ressurgindo'

Líderes de França e Alemanha questionam nacionalismo, no centenário do armistício da Primeira Guerra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete do francês Le Monde, com foto de ambos, “Macron e Merkel alertam contra nacionalismo”. O alemão Frankfurter Allgemeine também foi por aí, com foto em que Macron e Merkel aparentam quase se beijar.

Era um recado ao presidente americano, como anotaram ambos os jornais e como enfatizou o New York Times: “Nacionalismo de Trump é questionado duramente”. O diário americano descreveu como ele estava “sentado perto, com cara de pedra”.

A chamada do francês Le Figaro foi mais ampla, com uma frase de Macron: “Os antigos demônios estão ressurgindo, a história ameaça retomar o seu caminho trágico”.

BRUTAL, VULGAR E ARCAICO

No centenário do armistício, com a ilustração acima, de Laurindo Feliciano, a revista semanal francesa L’Obs, antiga Le Nouvel Observateur, saiu com uma longa entrevista do escritor Bernardo Carvalho, sobre a eleição de Jair Bolsonaro. No título, “O Brasil voltou a ser brutal, vulgar e arcaico”.

ENFRAQUECER A DEMOCRACIA

Na Alemanha, a nova Der Spiegel ouviu historiadores e vítimas da ditadura militar, sob o título “Tortura é uma ferida que sangra para sempre” e o subtítulo “Para o futuro presidente Jair Bolsonaro, governantes da época são heróis —ele escarnece de suas vítimas”.

No também semanal Die Zeit, sob o título “Aprendendo com Hungria e Filipinas”, o cientista político alemão Oliver Stuenkel, especializado em Brasil e Brics, escreve que “Bolsonaro e seus seguidores deixaram claro que querem enfraquecer a democracia” e questiona se as instituições do país serão capazes de contê-lo, sem apoio internacional.

‘BATALHA DESIGUAL’

Em destaque no NYT impresso e digital, com fotos de Meridith Kohut (acima), "Líder de extrema direita ameaça Amazônia, e tribo responde".

PAUL KRUGMAN HORRORIZADO

No NYT, reproduzido mundo afora, o colunista Paul Krugman tenta responder “o que diabos aconteceu com o Brasil”, que levou à eleição de “alguém que parece ser um fascista de verdade”. Dizendo-se “tão horrorizado quanto todo mundo” com Bolsonaro, o economista aborda a “extraordinária crise econômica de 2015-16”, destacando como causa o “mergulho” nos preços das commodities, seguido da queda no consumo interno. Mas acrescenta:

“O que realmente acabou com a economia do Brasil foi a maneira como se respondeu aos choques: com uma política fiscal e monetária que tornou as coisas muito piores.”

O Nobel de economia responsabiliza diretamente “o governo Rousseff”. Já com Joaquim Levy na Fazenda e “parecendo comprar, inacreditavelmente, a doutrina de austeridade expansionista”, a ex-presidente “impôs corte profundo de gastos” em meio à retração. De sua parte, o Banco Central “entrou em pânico” e elevou juros. “Agora que o pico induzido pelo câmbio acabou, a inflação é na verdade baixa para o padrão histórico, mas o estrago está feito”.

Em suma, “essa combinação de má sorte com má política com certeza desempenhou um papel no desastre político que se seguiu”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.