Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Doutrina Monroe ronda ação dos EUA na Venezuela

Resposta americana 'às eleições fraudulentas na Guatemala e em Honduras' foi diferente, aponta FT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na capa do New York Times de domingo, “Rubio assume papel de destituidor-chefe na Venezuela”. Mostra como o senador pela Flórida, “ao lado do vice Mike Pence”, dobrou Donald Trump e “comanda estratégia dos EUA na Venezuela”.

A CNN entrevistou Marco Rubio e o Washington Post destacou que ele negou que os EUA estejam dando “um golpe”, citando o apoio de outros: “Isso não é EUA. Isso é Honduras. Isso é Guatemala. É Brasil, Colômbia, Argentina etc. etc.”.

No Financial Times, o colunista Edward Luce sublinhou a mudança de Trump, que admitiu intervenção militar porque “a Venezuela não é muito longe”, como um sinal de retorno à Doutrina Monroe, “pela qual os EUA tratam o Hemisfério Ocidental [as Américas] como o seu quintal”.

As desculpas são seletivas, acrescenta Luce, lembrando que o governo americano “tem sido alheio às eleições fraudulentas na Guatemala e em Honduras”. Arrisca que a diferença é que “os refugiados de Guatemala e Honduras tendem a ser pobres, enquanto as elites financeiras venezuelanas na Flórida, que o visitam na ‘Casa Branca de inverno’ em Mar-a-Lago, não são”.

Pelo sim, pelo não, o Huanqiu/Global Times, ligado ao PC chinês, afirmou que “a comunidade internacional deve atentar para a Doutrina Monroe mais uma vez semeando desastre na América Latina”.

GUERRA À HUAWEI

Na manchete digital do NYT ao longo do domingo, “EUA pressionam aliados para combater Huawei em nova corrida armamentista com China”. Querem barrar a gigante chinesa, que está à frente das concorrentes americanas na “transição para as revolucionárias redes 5G”. Os “aliados” citados são os europeus Alemanha, Reino Unido e Polônia.

Fechando o domingo, na manchete do FT, “Enviado da China à União Europeia ataca ‘calúnias’ contra Huawei”.

RUIM PARA OS NEGÓCIOS

Em contraste com as coberturas dos desastres de Mariana e do Museu Nacional, a tragédia em Brumadinho vem tendo relativamente pouco destaque no exterior, restrita agora ao noticiário das mortes.

O francês Le Monde avançou um pouco com a reportagem “Rompimento reaviva controvérsia sobre segurança dos complexos de mineração”.

E a Bloomberg deu análise sob o título “Postura pró-negócios de Bolsonaro é testada pelo rompimento mortal de represa”.

COMMODITY

O chinês Huanqiu, com despachos de agências russas, foi dos poucos jornais a manchetar (acima, via celular) no exterior o rompimento da barragem "de minério de ferro" no Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.