Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Batalha por 5G se torna 'Guerra Fria da tecnologia'

Quando voltei aos EUA, foi como voltar à Idade da Pedra, diz executivo americano ao WSJ após dez anos na China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como vêm publicando quase diariamente Wall Street Journal e Financial Times, a China está deixando os EUA para trás na “batalha por supremacia digital”, na manchete de um ano atrás da Economist.

No fim de semana, em mais uma extensa reportagem, o WSJ destacou a declaração de um executivo americano após dez anos na China:

“Quando voltei aos EUA, foi como voltar à Idade da Pedra”.

E na terça o jornal publicou o texto explicativo “Por que ser o primeiro em 5G importa”. Em suma:

“Se os Estados Unidos não tivessem liderado o 4G, o país não dominaria a tecnologia móvel e as suas plataformas, como Instagram e até Facebook e Netflix, não teriam se tornado potências globais”.

Segundo o WSJ, a China deverá atingir cobertura nacional de 5G no ano que vem, com a Huawei. E os EUA, com AT&T e Verizon, só começam a lançar 5G, cidade por cidade, no final deste ano.

A imprensa chinesa, de sua parte, passou a reagir após a prisão da diretora financeira e filha do fundador da Huawei no Canadá, a pedido dos EUA, dois meses atrás. E agora está em plena campanha.

Na manchete do tabloide Huanqiu/Global Times, também na terça, “Pequim se prepara para Guerra Fria da alta tecnologia”, depois que os EUA anunciaram prioridade e mais recursos na segunda.  

Em editorial, o jornal chinês atacou as pressões americanas sobre os europeus aliados, contra o uso de equipamento da Huawei, comparando a submissão da Otan ao Pacto de Varsóvia.

FERVOR

James Bamford, tido como principal jornalista para questões de inteligência dos EUA, publicou na New Republic a longa reportagem "A espiã que não era" (acima), sobre a russa Maria Butina, que foi presa em agosto entre títulos que a acusaram até de "usar sexo". Foi efeito do "fervor anti-russo", conclui o repórter.

BOLSONARO VS. BRICS

Em análise no indiano The Economic Times, Fábio Zanini, da Folha, escreve que no país de Jair Bolsonaro, que neste ano preside o grupo Brics, a aliança com os grandes emergentes se tornou “quase invisível”. Até na Venezuela o Brasil agora se situa em posição divergente daquela de China, Rússia e também Índia e África do Sul —e ao lado dos EUA.

De maneira geral, “a nova diplomacia brasileira consiste em poucos amigos e objetivos limitados, sem ambições globais”.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Da CNN, sobre as fotos que correram mundo da festa da, entre aspas no original, “escravidão” em Salvador:

"O mundo da moda está passando por uma prestação de contas em termos de insensibilidade cultural e suposto racismo.”

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.