Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Bezos ganha ares de 'herói', mas também se lembram do vilão

Ele está vencendo, escreve Kara Swisher, mas 'deve usar a oportunidade para refletir sobre a privacidade' dos outros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No agregador, ‘Bezos está erguendo um estado de vigilância para todo o resto do mundo!’

Jeff Bezos, dono da Amazon e do Washington Post, fechou a semana denunciando na plataforma Medium o dono do National Enquirer por chantagem. Representantes do tabloide haviam escrito para ele detalhando fotos íntimas que tinham e cobrando que derrubasse reportagem que o WP preparava sobre o Enquirer.

Bezos, o homem mais rico do mundo de 2018 segundo a Forbes, ganhou ares de herói.

Foi tratado assim por Carl Bernstein, repórter do caso Watergate no WP, hoje na CNN: “Ele agiu heroicamente, no sentido de estabelecer que nem ele nem o WP serão intimidados”. Comparou-o a Katharine Graham, a publisher do WP durante Watergate.

Seu colega de Watergate, Bob Woodward, ainda no WP, enviou email a Bezos: “Orgulhoso de você por dar um passo à frente numa situação tão difícil. Muito corajoso e definitivamente certo. Este período me lembra 1972-1974, talvez um Watergate revivido”.

O Drudge Report reagiu levando à manchete que, na verdade, ele “está erguendo um estado de vigilância para todo o resto”. Linkou análise de Glenn Greenwald, jornalista que revelou o escândalo da NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA), envolvendo gigantes de tecnologia.

Também o New York Times tratou de conter o heroísmo de Bezos. A coluna de Kara Swisher, talvez a maior referência jornalística no Vale do Silício, afirmou que “Bezos está claramente vencendo”, mas “deveria usar a oportunidade para refletir sobre como liderar a luta para proteger a privacidade de todo mundo”.

DA VALE AO FLAMENGO

NYT e Wall Street Journal prepararam longas reportagens sobre a Vale para o fim de semana, no rastro dos vídeos.

Em texto assinado por sete jornalistas, o primeiro destaca as 88 barragens semelhantes a Brumadinho que ameaçam mais desastre. O segundo revela que a empresa negou em 2015, “para investidores”, ter barragens assim.

Mas ambos foram ultrapassados pela nova tragédia no Brasil. Três dos mesmos jornalistas do NYT correram para noticiar que o incêndio no Flamengo “faz arrepiar o mundo do futebol”.

ENFRAQUECIMENTO

O argentino La Nación publicou editorial sobre a Vale no domingo, abrindo o texto com o impacto dos vídeos e questionando, em destaque, o “enfraquecimento das instituições ambientais” anunciado pelo “novo presidente, Jair Bolsonaro”.

PAULO GUEDES VIBRANTE

O Financial Times, depois de Sergio Moro, entrevista Paulo Guedes, sob o título “Ministro da Economia esboça reformas de livre mercado”.

Ele diz que a reforma da Previdência será aprovada “em até cinco meses” e que Bolsonaro não é uma ameaça: “O Brasil é uma democracia vibrante”. Em sua pauta, “o primeiro item” é Previdência, “depois os impostos, depois balanço e privatização”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.