Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Bolsonaro oferece acordo nuclear aos EUA; Rússia e China anotam

Almirantes americano e brasileiro negociam fortalecer parceria e até construir, 'juntos', reatores atômicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com o enunciado “EUA vão aprimorar laços militares com Brasil”, a Reuters entrevistou o almirante Craig Faller, chefe do Comando Sul dos EUA, que tratou Jair Bolsonaro como “uma tremenda oportunidade para fortalecer nossa parceria com o Brasil.”

No dia seguinte, a agência entrevistou em Washington o almirante Bento Albuquerque, ministro das Minas e Energia, que afirmou preparar legislação para “abrir o caminho para investimento estrangeiro” na exploração de urânio. “Nós temos que resolver internamente a questão, que hoje é monopólio do estado”, disse, destacando que EUA e Brasil poderão, “juntos, construir reatores nucleares”.

A agência russa de notícias Tass despachou a revelação de Albuquerque pouco depois.

Em Pequim, a nova edição da Caijing, revista independente de finanças, muito lida na elite política e econômica chinesa, trouxe longa reportagem sobre a “virada” de Bolsonaro —que “está levando o Brasil na direção dos EUA e trouxe incerteza à relação” com a China, inclusive possível “restrição a investimento”.

Ouve de Zhou Zhiwei, diretor do Centro de Estudos Brasileiros na Academia Chinesa de Ciências Sociais, que o novo governo brasileiro “demonstrou claramente a vontade de fortalecer a relação estratégica com os EUA”, no lugar da cooperação com emergentes da última década.

Ele lembra porém que “no mundo real” o efeito pode não ser forte, porque “China e Brasil são altamente complementares”, na economia.

Revista chinesa vê virada estratégica do Brasil na direção dos Estados Unidos

CHINA & ARGENTINA

Também na Reuters, por New York Times e outros, “delegação chinesa visita Argentina para discutir construção de usina nuclear, sinalizando avanço que poderia aumentar a influência cada vez maior de Pequim no país”.

Ao mesmo tempo, o presidente Xi Jinping visita nesta semana a Itália, que segundo o South China Morning Post deve ser o primeiro país do G7 a entrar para seu projeto de investimentos em infraestrutura descrito como “nova rota da seda”.

BRASIL VS. ARGENTINA?

Ainda na Reuters, “senadores americanos de estados agrícolas” enviaram carta a Donald Trump, sugerindo que consiga de Bolsonaro a liberação de uma “cota de importação de 750 mil toneladas de trigo dos EUA”. A maior parte do trigo comprado pelo Brasil vem hoje da Argentina e um pouco do Uruguai e do Paraguai. Segundo “autoridade brasileira”, Bolsonaro já estaria “levando em consideração”.

MASSACRE

O canal chinês de notícias CGTN e o Financial Times, entre outros, destacaram que os primeiros-ministros de Nova Zelândia e Austrália e o secretário do interior do Reino Unido cobraram respostas e mudanças das grandes empresas de tecnologia dos EUA. Do britânico:

“Google, Facebook, vocês precisam fazer mais para conter a promoção de extremismo nas suas plataformas. Assumam alguma responsabilidade.”

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.