Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Disputa de filhos com Mourão é também por influência nos EUA

Centros voltados à política externa de Washington para a América Latina se dividem em relação a Bolsonaro e o vice

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ataque de Carlos Bolsonaro ao vice-presidente foi também ao Brazil Institute, ligado ao Wilson Center, de Washington, pela forma como o instituto descreveu a conversa com o general Hamilton Mourão, nos convites que enviou para o evento do dia 9:

"Os primeiros 100 dias do governo Bolsonaro foram marcados por paralisia política, em grande parte devido às crises sucessivas geradas pelo próprio círculo interno do presidente, se não por si próprio. Em meio ao barulho político, o vice-presidente emergiu como uma voz de razão e moderação."

Ele "assumiu a gestão da crise na Venezuela e é cada vez mais procurado por autoridades de China, Europa e Oriente Médio".

O questionamento do instituto foi ao círculo interno, aos filhos, inclusive Eduardo Bolsonaro, influente no Itamaraty e presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara —e que também saiu contra o vice, nesta quarta, no Estado.

BRAZIL INSTITUTE VS. AMERICAS SOCIETY

A disputa vem de outubro de 2017 e tem por palco os centros de influência sobre política externa dos EUA para a América Latina. Bolsonaro e seu círculo procuraram na época o Brazil Institute e tiveram acesso negado. Outra organização do gênero, a Americas Society/Council of the Americas, abriu as portas.

O diretor do instituto, Paulo Sotero, questionou então a AS/COA e lembrou a saudação de Bolsonaro ao "comandante da unidade onde centenas de presos políticos foram torturados e 50 morreram", coronel Brilhante Ustra. Sua "turnê" tentava agora "normalizá-lo como adepto da economia liberal", denunciou, em artigo no Financial Times (imagem acima).

A AS/COA não só recebeu Bolsonaro como em seguida o entrevistou e dedicou uma primeira capa de sua publicação trimestral ao então pré-candidato. Nesta semana, dedicou a segunda, em que o apresenta como principal resistência aos interesses chineses na América Latina, alinhado aos interesses americanos:

'ESTUPRADORES E ASSASSINOS', NÃO

Os principais textos são dos vice-presidentes da AS/COA, Brian Winter e Eric Farnsworth. O primeiro, que edita a publicação, escreve que "há uma necessidade clara por mudança" na relação com a China, até mesmo uma "reação" (backlash) de líderes "preocupados", como Bolsonaro.

O segundo avisa que "a bandeira chinesa vai continuar sua marcha expansiva no hemisfério até que nós", os EUA, "escolhamos o caminho claro". A saber, "ver a região como oportunidade, não ameaça", e "mudar a abordagem retórica, de 'estupradores e assassinos' para 'vizinhos e amigos'".

Um terceiro texto, assinado por Margaret Myers, diretora de China e América Latina em outro centro de influência de Washington, o Inter-American Dialogue, afirma que "o interesse da China na região esfriou".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.