Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Espanha tem 'vitória socialista' e 'derrota histórica' da direita

Para vencer, 'centro-esquerda europeia está se inclinando mais... para a esquerda', destaca WSJ

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os madrilenhos El País e El Mundo e o catalão La Vanguardia manchetaram o triunfo do PSOE de Pedro Sánchez, à esquerda, e a “derrota histórica” ou “debacle” do PP, à direita. No título do editorial do El País, “Vitória socialista”.

Ressaltaram que o primeiro-ministro precisa de “pactos para governar”, mas poderá “escolher seus sócios”, talvez até “sem os separatistas” da Catalunha. Com menos atenção, noticiaram o retorno da extrema direita no parlamento.

Fora da Espanha, as manchetes dos ingleses Financial Times e Guardian, do francês Le Monde, do alemão Süddeutsche Zeitung, do russo RBC e do argentino Clarín, entre muitos outros, foram na linha “Socialistas vencem”.

Também nos EUA os enunciados apontaram vitória dos “socialistas”, expressão que Donald Trump vem tentando estigmatizar e que divide o próprio Partido Democrata —com crescente resistência do establishment aos presidenciáveis “socialistas”. New York Times, Wall Street Journal e Washington Post evitaram levar à manchete.

O WSJ, em análise, destacou que, "para retornar, a centro-esquerda europeia está se inclinando mais... para a esquerda". E que o movimento "pagou dividendos na Espanha, onde os socialistas trucidaram os rivais conservadores".

SOCIALISMO NÃO ASSUSTA NOS EUA

Na chamada do Drudge Report para reportagem da agência Associated Press, "Alerta do Partido Republicano sobre socialismo não está ressoando com muitos eleitores", tomando o Colorado como exemplo.

O Partido Democrata, que acaba de vencer as eleições locais, diz que "o número crescente de residentes jovens, urbanos e hispânicos está tornando o Estado firmemente mais liberal".

LULA LÁ

No domingo de eleição na Espanha, o ex-presidente brasileiro dividiu a capa do El País (acima). A entrevista ocupou o alto da home page de jornais como Guardian e latino-americanos, mas NYT e WP se limitaram ao despacho da AP, com a declaração de que o Brasil é governado por "maluco":

XI & GAME OF THRONES

O presidente chinês, Xi Jinping, encerrou a cúpula com quase 40 chefes de estado e de governo, em Pequim, com um “aviso ao mundo”, na manchete do South China Morning Post: “Não deixem que nos transformemos em Game of Thrones”. Mais precisamente:

“Todos devemos assegurar que o mundo em que vivemos não decaia para os sete reinos caóticos de Westeros.”

NA AMÉRICA LATINA

No site do CGTN, o canal chinês de notícias, o economista Alessandro Teixeira, ex-governo Lula e hoje professor da Universidade Tsinghua, em Pequim, escreve sob o título “América Latina é o próximo campo de batalha entre EUA e China?”.

Relata como a região “está sob pressão para reduzir seus laços com a China”, mas avalia que “é tarde para empurrar o país para fora do continente”. Diz que Washington “vai eventualmente perceber, mas até lá a tensão na região vai crescer”.

‘FIVE EYES’

O londrino Telegraph noticiou a vitória inesperada da China, com a aceitação da gigante Huawei pelo Reino Unido para a implantação da rede 5G. É um dos ‘Cinco Olhos’, destacou com surpresa a mídia chinesa, referindo-se ao grupo dos aliados mais próximos dos EUA, de países de língua inglesa.

A Economist até elogiou, mas a pressão americana prossegue, via Times e o próprio Telegraph.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.