Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Imprensa palestina noticia risco de 'romper relações'

No jornal Al Quds, vice-chanceler palestino detalha convocação de embaixador e aponta pressão de Trump sobre Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

al quds

Acima, no destaque desta segunda no site do jornal Al Quds, "Convocados os embaixadores no Brasil e na Hungria para protestar contra a posição dos dois países sobre Jerusalém". Os dois anunciaram abertura em Jerusalém de sua representação comercial junto a Israel.

O vice-chanceler palestino, Ammar Hijazi, declara ao jornal que serão discutidas com seus embaixadores "as novas bases para a relação com os dois países", em resposta que "poderá atingir o nível de romper as relações com eles".

"Nós estamos inteiramente convencidos de que os EUA estão forçando esses aliados a dar esse passo" após o presidente Donald Trump mudar sua embaixada para Jerusalém, afirmou Hijazi.

Na descrição do jornal, "Israel vê Jerusalém como sua capital e os palestinos demandam que a Jerusalém Oriental ocupada seja a capital do estado que buscam".

O Al Quds, que adota o nome árabe para Jerusalém, é um jornal impresso na cidade desde 1951, dado como a publicação de maior circulação nos territórios palestinos.

Na Arábia Saudita, o canal de notícias Al Arabyia deu a chamada "A crise de Jerusalém - Autoridade Palestina convoca seus embaixadores no Brasil e na Hungria", também destacando as declarações do vice-chanceler palestino.

No Qatar, a Al Jazeera se pergunta se o anúncio do "escritório" encerra a possibilidade de transferir a embaixada ou é só um adiamento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.