Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Apoiadores 'têm dificuldade' e presença em atos é 'moderada'

Multidões parecem menores que os protestos contra o congelamento na educação, despachou Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na Bloomberg, “Apoiadores de Bolsonaro têm dificuldade para montar passeatas pelo Brasil”. Logo abaixo, “Cientistas políticos descrevem as manifestações como moderadas”, em tamanho.

Para a Reuters, “multidões pareceram menores que os protestos de 15 de maio, contra Bolsonaro e o congelamento dos gastos na educação, as maiores manifestações no país desde que tomou posse”.

Já as agências Associated Press e Efe se voltaram às bandeiras, reportando, por exemplo, que “alguns pediram o fechamento do Congresso e do Supremo” e outros “exibiram boneco do Super-Homem com a cabeça do ministro Sergio Moro”.

Jornais no exterior que deram alguma atenção, como o espanhol El País, o inglês The Guardian e o argentino Clarín, sublinharam tratar-se dos “bolsonaristas mais extremistas, o núcleo duro”, ou os “devotos hardcore do presidente de extrema direita”.

PAÍS EM CHAMAS

Depois de Folha, El País e BBC, fizeram agora longas entrevistas com Lula o americano The Intercept e, reproduzida acima, a alemã Der Spiegel, com o enunciado "Bolsonaro é como Nero: Ele põe todo o país em chamas".

Em ambas, o ex-presidente questiona Moro e "o jogo arranjado que garantiu que Bolsonaro fosse eleito".

BRASIL VS. BIG TOBACCO

Por NYT e outros, AP e Reuters noticiaram no final da semana o “marco” do processo aberto pela Advocacia Geral da União contra Philip Morris e British American Tobacco, para “recuperar gastos do sistema de saúde ao tratar doenças ligadas ao cigarro”.

É “o primeiro na América Latina” e foi questionado pela Philip Morris em nota: “Vale notar que nos últimos 20 anos os tribunais brasileiros consideraram que os fabricantes não são responsáveis por danos relacionados ao fumo, uma vez que é atividade legal e os riscos à saúde são bem conhecidos por décadas”.

Michael Bloomberg, dono da Bloomberg, ex-prefeito de Nova York e embaixador global da Organização Mundial de Saúde, disse que o SUS gasta bilhões “e as empresas de tabaco precisam ser responsabilizadas”.

‘ESTRATÉGIA VIL’

A ação da AGU se contrapõe a movimento iniciado no Ministério da Justiça —e no lobby do tabaco no país. No final de janeiro, a organização Americas Society divulgou, num especial sobre “Pirataria na América Latina”, texto de Nicolas Otte, diretor da Philip Morris, com foto do Brasil e o título “Como o tabaco ilegal financia crime organizado e grupos terroristas”.

Um mês depois, o ministro Sergio Moro criou grupo para estudar o corte de impostos com esse argumento —ação criticada há duas semanas pelo colunista da Folha Drauzio Varella, apontando “estratégia vil destinada a aumentar o número de fumantes pobres, justamente os que serão atendidos pelo SUS”.

Na sequência, Moro falou duas vezes vezes à GloboNews e, no verbo usado pela emissora, “explicou”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.