Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

PIB é 'golpe para Bolsonaro' e faz 'repensar o futuro do Brasil'

FT leva 'temor de recessão' à manchete; Les Échos diz que país 'perde sua aura aos olhos dos investidores'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete digital do Financial Times, “PIB do Brasil encolhe e alimenta temor de recessão”. Logo abaixo, descreve como “um golpe para Bolsonaro”.

O jornal financeiro ressalta no início do texto os 13 milhões de desempregado e os “55 milhões, um quarto da população, que agora vivem abaixo da linha da pobreza, contra 52 milhões” dois anos antes.

Ouve analistas de XP e outros que veem “risco de recessão”, mas também Vanderley Moretto, “desempregado desde novembro”, que afirma:

“Nós só estamos vendo cortes na educação e na saúde. As empresas precisam de funcionários, mas não contratam para reduzir os custos. É uma situação em que a desigualdade social só faz aumentar.”

A exemplo do FT, o Wall Street Journal sublinha a queda na confiança do setor privado, “insatisfeito com o ritmo do governo em fazer outras mudanças”, além da própria Previdência: “Investidores e empresas começam a pensar que 2019 será ano perdido”.

Na mesma direção, o financeiro francês Les Échos destaca a reportagem “Brasil perde sua aura aos olhos dos investidores estrangeiros”, dizendo que “diversas multinacionais decidiram deixar o país”.

E a Bloomberg, antes mesmo de se confirmar o PIB, despachou o texto “Desiludidos e desapontados, economistas repensam o futuro do Brasil”, ouvindo o Bank of America Merrill Lynch, entre outros.

DE VOLTA À VALE

WSJ e FT creditaram a contração, em parte, ao rompimento da barragem de Brumadinho.

O primeiro passou a destacar, com foto no alto da home e do aplicativo, a reportagem “‘Ele foi ignorado’: Trabalhadores da Vale previram colapso trágico”. A “investigação do WSJ” abre imagens e texto com Olavo Coelho, que “alertou chefes a evacuar a barragem” e morreu quando ela se rompeu.

MOURÃO & XI

Veículos como Huanqiu e South China Morning Post (SCMP) mal registraram a presença do vice Hamilton Mourão no país. A agência Xinhua despachou texto curto e foto dele com Xi Jinping se cumprimentando formalmente, sem sorriso.

Mas o FT, inclusive em sua versão em chinês, fez um balanço positivo, com a avaliação de que “a visita simboliza o fim de um período de incerteza sem precedentes na relação bilateral”.

GUERRA COMERCIAL AO VIVO

Após trombadas via Twitter, as apresentadoras Trish Regan, da americana Fox Business, pró-Trump, e Liu Xin, do canal estatal chinês CGTN, dialogaram na primeira emissora, ao vivo.

Para o SCMP, diante da expectativa, foi "bastante sem graça". Já usuários da rede social chinesa Weibo criticaram Regan por não deixar Liu falar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.