Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Trump, perto de John Bolton, vira 'o adulto na Casa Branca'

Segundo Washington Post, presidente dos EUA questiona estratégia do assessor 'após fracasso na Venezuela'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Eu na verdade modero John, o que é incrível, não é?”, brincou Donald Trump para os repórteres. Comentava a submanchete impressa do Washington Post, “Trump questiona estratégia após fracasso na Venezuela” (tradução aqui).

Mais precisamente, segundo o WP, sua insatisfação “se cristalizou” no assessor de Segurança Nacional, John Bolton, um intervencionista —diferente dele, Trump, que foi eleito com discurso intermitente contra guerras.

Paralelamente, a revista londrina The Economist dedicou capa e seus principais editoriais a Bolton. A manchete, “Curso de colisão”, trata das ameaças ao Irã lançadas pelo assessor, que busca uma guerra que Trump “parece não querer”:

“Por mais estranho que soe, perto de Bolton, é o presidente que parece ser o adulto cauteloso na Casa Branca.”

Noutro editorial, “John Bolton e a Doutrina Monroe”, a Economist questiona o “bullying dos EUA sobre vizinhos do Sul” e enfatiza que o enfraquecimento da democracia na América Latina vai muito além de Venezuela e outros países à esquerda.

Destaca Guatemala e Honduras, “onde um presidente conservador aliado dos EUA, Juan Orlando Hernández, governa graças a uma eleição marcada por fraude”. Além, é claro, do Brasil de Jair Bolsonaro e seu ministério com “oito generais”.

HONDURAS & GUATEMALA

A cobertura de direita nos EUA acordou antes para os dois países. Trump já tinha saído falando às pressas, após o primeiro fracasso na Venezuela, que cortaria ajuda para Honduras e Guatemala, manchete então por Drudge Report e outros.

Abrindo esta semana, o Washington Examiner destacou “Choque: Mais de 1% da população de Guatemala e Honduras entrou nos EUA desde setembro”. Na sequência, a Fox News trouxe que, em reação aos dados, Trump denunciou “invasão” dos EUA.

GENERAIS EM PERIGO

A Bloomberg destacou que “Bolsonaro é uma aposta arriscada para os militares brasileiros”, avaliando que seu “governo pode arrastar para o fundo a instituição”. Os generais que ele levou para o ministério “como símbolos de respeitabilidade e força agora estão sob risco de perder os dois”.

O PAU-DE-ARARA - MEMÓRIAS

Com a ilustração acima, o site The Daily Beast publicou trecho de "The Parrot’s Perch: A Memoir", recém-lançado por Karen Keilt, que lembra no livro "45 dias de estupro e tortura" durante a ditadura militar no Brasil e a posterior tentativa de suicídio —até a vida com nova família, hoje, no Estado americano do Arizona.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.