Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Abrindo G20, Putin diz que liberalismo se tornou obsoleto

'Esquecemos que todos nós vivemos num mundo baseado em valores bíblicos?', perguntou o presidente russo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete do Financial Times desta sexta (28), abrindo foto de Vladimir Putin de lado a lado na capa, “A ideia liberal se tornou obsoleta”. O presidente russo deu entrevista ao jornal, comprado há quatro anos pelo japonês Nikkei, e marca o início da cobertura do G20 em Osaka.

Em suma, disse, liberais já “não podem simplesmente ditar qualquer coisa para qualquer um, como vêm tentando fazer ao longo das últimas décadas”. O liberalismo ocidental perdeu espaço devido ao ressentimento com imigração, multiculturalismo e valores seculares.

“Esquecemos que todos nós vivemos num mundo baseado em valores bíblicos?”, perguntou Putin, também em vídeo.

Noutros destaques levantados pelo próprio FT, ele criticou o “erro basilar” de Angela Merkel ao ampliar a entrada de imigrantes. Lembrou a invasão da Líbia por EUA e Europa, para cobrar em seguida se é “necessário humilhar tanto as nações latino-americanos, impondo governos”, referência à Venezuela.

E estendeu-se em cortesias a “Donald” e Xi Jinping como amigos pessoais.

ABE & XI

Na manchete da versão em inglês do japonês Nikkei, “Xi e Abe se aproximam sob pressão da ‘America First’ de Trump”. O líder japonês convidou o chinês, que já sinalizou aceitar, para uma “visita de estado” ao país.

Na submanchete, a montadora japonesa “Toyota vai se unir à plataforma de direção autônoma da Baidu”, gigante chinesa de tecnologia.

A agência estatal Xinhua também destacou a aproximação Xi-Abe.

TRÉGUA?

Na manchete do South China Morning Post (SCMP), para reportagem de sua parceria com o site americano Politico, “Guerra comercial: EUA e China concordam com trégua tentativa antes da cúpula do G20”. No enunciado do Politico, “Trump está pronto para trégua tarifária com China”.

A notícia teria ajudado na alta de quinta nas bolsas europeias e americana, registrou o FT.

‘TROIKA’

Segundo a coluna de um economista russo no SCMP, “mais significativa” do que as reuniões bilaterais com Trump ou Shinzo Abe —ou então a reunião “informal” dos Brics— “será a reunião trilateral dos líderes de Rússia, China e Índia” já nesta sexta, no G20.

“A partir de agora, esses encontros serão realizados de forma regular”, por iniciativa da Índia.

VIROU PIADA

Acima, no título do New York Times, "Pó Branco, faces vermelhas: Carga de cocaína a bordo de avião presidencial do Brasil".

No Financial Times, "Cocaína na Espanha deixa Bolsonaro tenso", com direito a rima desmoralizante no original.

E, no longo enunciado do Le Monde, "Brasil: Bolsonaro é sacudido pelo caso Aerococa, depois que 39 quilos de cocaína foram encontrados num avião oficial".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.