Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Araújo ameaça Huawei dias antes de reunião Xi-Bolsonaro

'Decanos' do Itamaraty perdem o sono com 'prejuízo sério' na relação com maior parceiro comercial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro, no despacho da Reuters, “deve se reunir com Xi Jinping por 40 minutos na sexta, segundo programação divulgada” pelo Planalto. Porém “diplomata chinês disse que, dada a agenda lotada no G20, qualquer encontro provavelmente seria informal e breve”, anotou a agência.

Dois dias antes do anúncio do encontro pelo governo brasileiro, o chanceler Ernesto Araújo surgiu na revista Veja afirmando que a “restrição à Huawei está sob avaliação”.

“Queremos entender quais são os eventuais problemas na tecnologia da Huawei”, falou Araújo, contrastando com o vice Hamilton Mourão, que há um mês visitou a fábrica chinesa e disse a seu CEO que o Brasil “não tem receio”. Questionado sobre Mourão, o chanceler respondeu que “a decisão final é do presidente”.

Posteriormente, Araújo falou ao Financial Times que o aprofundamento do vínculo do governo brasileiro com o americano é “natural”, dados os “valores cristãos”. Mas “o Brasil pode ‘ter relações econômicas significativas’ com a China sem concordar com o sistema ‘diferente’”, ressalvou.

Em seguida, o Guardian ouviu três “decanos da diplomacia brasileira” questionando o Itamaraty sob Bolsonaro. Segundo o jornal, “o dano potencial aos vínculos com a China, maior parceiro comercial, é talvez o assunto que mais tira o sono dos diplomatas”.

Um deles, Roberto Abdenur, ex-embaixador em Pequim e Washington, afirmou que o antagonismo à “China maoísta”, como Araújo descreve, poderá causar “prejuízo sério”.

SEM INVESTIMENTO

No FT, citando analistas de Capital Economics, Bank of America  Merrill Lynch e outros, “o investimento no Brasil está em declínio acentuado”. Em resumo, “economistas temem que o investimento letárgico das empresas e do governo deixe a maior economia da América Latina suscetível a choques externos”.

Também no FT, artigo assinado pelo economista-chefe da agência de classificação de risco Fitch faz um alerta a Brasil e outros países: “Não contem com os bancos centrais americano e europeu”, que devem cortar os juros, “para revitalizar o crescimento dos emergentes”.

HONDURAS EM CHAMAS

“Honduras pega fogo e há pouca cobertura em inglês”, desabafou a jornalista da Al Jazeera, ao reportar no fim de semana os “protestos por todo o país”, já com três mortos.

Em seguida, o Wall Street Journal produziu longa reportagem, abrindo a foto acima e informando que os manifestantes pedem a renúncia do presidente, mas “EUA afirmam confiança em Juan Orlando Hernández”. Na sexta, anotou o jornal, “Honduras marca o 10º aniversário do golpe” que derrubou Manuel Zelaya.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.