Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Lava Jato

NYT vê 'isenção' questionada, FT destaca pedido para libertar Lula

'A conspiração para desacreditar a esquerda brasileira', descreve New Republic em análise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vinte e quatro horas depois da publicação, o New York Times repercutiu com texto próprio as revelações do site The Intercept, sob o enunciado "Mensagens vazadas levantam questões sobre isenção [fairness] em inquérito no Brasil".

Ernesto Londoño, que estreou como correspondente do NYT no país com um perfil elogioso ao ex-juiz, escreve que "trechos de conversas publicados pelo Intercept sugerem que Sergio Moro consultou e aconselhou procuradores sobre estratégia". E acrescenta:

"A prisão de Lula pavimentou o caminho para a eleição de Jair Bolsonaro, um político de extrema direita que escolheu Moro como ministro da Justiça e ofereceu indicá-lo para a próxima vaga no Supremo."

No Financial Times, reproduzido na imagem do alto, "Advogados de Lula pedem sua libertação da prisão". No também britânico The Guardian, "Brasil cambaleia diante de alegação de que juiz que prendeu Lula colaborou com procuradores".

Os franceses Le Figaro e Le Monde seguiram o despacho da agência France Presse, intitulado "Brasil: Lava Jato mirou evitar o retorno de Lula". O Libération publicou texto próprio, "Lula vítima de uma maquinação?".

No espanhol El País, "Investigação jornalística põe em dúvida a imparcialidade do processo que levou Lula à prisão". No português Público, "Mensagens mostram que Sergio Moro colaborava com procuradores da Lava Jato".

Um dos poucos veículos tradicionais sul-americanos a destacar o caso, o argentino Clarín ressaltou o "questionamento da imparcialidade no processo contra Lula". O oposicionista Página 12 entrevistou a advogada do ex-presidente e publicou análise.

E a revista americana The New Republic também já traz análise, intitulada "A conspiração para desacreditar a esquerda brasileira":

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.