Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

'Usina de crises' de Bolsonaro chega ao exterior

Além de greve e das quedas de Levy e Santos Cruz, 'terremoto político com revelações em andamento' sobre Moro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Abrindo a foto acima, de manifestação de “sindicatos e estudantes” durante a greve no Rio, o Financial Times noticiou a saída de Joaquim Levy como “mais um sinal de que os ideológicos estão ganhando vantagem, seguindo-se à demissão do moderado” Santos Cruz.

Cenas da sexta se espalharam por veículos europeus, com o francês Le Monde destacando que “a rua se mobiliza contra Jair Bolsonaro”.

O FT sublinha que essa “usina nuclear de crises” coincide com “o momento em que o governo é abalado por mais um escândalo, após vazamento envolvendo Sergio Moro” que trouxe “alegações de que ele colaborou com promotores durante o julgamento e posterior prisão de Lula”.

AMEAÇAS

Durante todo o final de semana, o Drudge Report, referência da direita nos EUA, chamou para "Terremoto político no Brasil com revelações em andamento" e "Glenn Greenwald segue desafiador após ameaças".

PERDEDORES

Com título para a declaração "Nós somos um país de perdedores", a Bloomberg perfila Luciano Hang, que descreve como "o bilionário mais feroz" do Brasil e "o impulsionador mais apaixonado" de Bolsonaro.

‘APAGÓN HISTÓRICO’

Até jornais próximos a Mauricio Macri ensaiaram se distanciar do presidente argentino no domingo. A manchete do Clarín dizia à tarde que “Houve alerta de falha e governo admite que não notou”, mesmo enunciado do oposicionista Página/12.

Tanto o Clarín como o também governista La Nación levaram às páginas iniciais, com foto, as cobranças do principal opositor na eleição de outubro, o kirchnerista Alberto Fernández.

EVIDÊNCIA DE FRACASSO

O escritor e jornalista Jon Lee Anderson, que cobre América Latina na New Yorker, tuitou com ironia: “Então os apagões não são só evidência do fracasso do socialismo venezuelano?!”.

MAIS GUERRA COMERCIAL?

FT, em submanchete, e Wall Street Journal noticiaram que a Índia elevou “tarifas sobre os EUA após perder acesso preferencial” ao mercado americano, em retaliação. O primeiro ouve de um especialista que, “se você é pessimista, este é o início de uma guerra comercial entre a Índia e os EUA”.

S-400, NÃO

Ao fundo, noticiam jornais indianos como Hindustan Times, o governo americano ameaça com “sanções” se a Índia comprar, como anunciou, os antimísseis russos S-400.

Também a Turquia está sendo pressionada pelos EUA a desistir de suas compras do S-400, com entrega prevista para o mês que vem, mas segundo o turno Hürriyet o negócio segue de pé.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.