Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Com evidência de recessão, 'ninguém acredita' em Paulo Guedes

Segundo Reuters, 'sua partida pode não ser o cenário de pesadelo dos investidores que já foi um dia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Agências despacham alertas de que “a maior economia da América Latina está escorregando para a recessão”. No enunciado da Bloomberg, “Queda na indústria é vista como evidência de recessão”.

Para economista da Capital Economics, “há boa chance de que o PIB tenha se contraído pelo segundo trimestre consecutivo”, recessão técnica.

A Reuters, no perfil “Após seis meses, auréola do guru Paulo Guedes escorrega”, afirma: “Com a economia possivelmente em recessão, ninguém acredita” que vá acelerar neste ano, como ele havia prometido, se aprovada a Previdência.

Reforma que, no noticiário da agência, passou às mãos de Rodrigo Maia, da Câmara. Quanto a Guedes, encerra o texto, “sua partida pode não ser o cenário de pesadelo dos investidores que já foi um dia”.

MANCHA

Antes mesmo de Jair Bolsonaro levantar a taça para as câmeras, o noticiário externo já questionava “Como o presidente brasileiro abusou da Copa América” em “Autopromoção” e “Show de propaganda”, enunciados do alemão Die Welt.

O argentino Infobae e a Bloomberg se voltaram ao uniforme da CBF, sob os títulos, respectivamente, “A camiseta que divide um povo” e “Política começa a manchar a famosa camiseta verde e amarela”. Descrevem como está “mais e mais associada à direita” e “já não une mais”.

Antes e depois da final, veículos chineses, americanos, argentinos e até peruanos destacaram as acusações de Messi e outros, de que a Copa América foi "armada" para o Brasil de Bolsonaro vencer.

OUTRO PAÍS

De Le Monde a Washington Post, os obituários de João Gilberto amontoaram qualificativos como “gênio”, “sutil e sensual”.

O New York Times o descreve como “arquiteto da Bossa Nova”, que transformou em “símbolo de um Brasil jovem e confiante”.

COMO DRESDEN OU TÓQUIO

Com a chamada "Preocupações se acumulam sobre o custo humano das sanções americanas à Venezuela" (acima), o novo editor de América Latina do Financial Times, Michael Stott, ex-Nikkei, destaca como “as sanções dos EUA estão exacerbando o sofrimento da população”.

Baseia-se em estudo da corretora nova-iorquina Torino Capital, dizendo que elas derrubaram 800 mil barris por dia na produção de petróleo, “US$ 17 bilhões ao ano”, e devem trazer “fome”.

Entrevistado, Thomas Shannon, ex-número 2 do Departamento de Estado e ex-embaixador dos EUA no Brasil, compara as sanções ao “bombardeio de Dresden ou Tóquio” e avisa:

“A consequência disso para a América do Sul vai se aproximar da migração síria para a Europa.”

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.