Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

'Dia lendário' na Coreia tem disputa por imagens e relato até de 'briga'

Trump agradeceu Kim por comparecer, do contrário 'a imprensa me faria parecer muito mal'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

New York Times, Washington Post e CNN, veículos que Donald Trump antagoniza, trataram “os primeiros passos” de um presidente americano em território norte-coreano como “quase pandemônio”, “cena caótica”, “briga generalizada”.

Disseram que a secretária de imprensa de Trump teria entrado em “luta” (acima, vídeo no WP) com as “forças de segurança da Coreia do Norte” e saído “machucada”. A CNN registrou porém que “mais tarde ela foi vista sem sinal de estar amarrotada, acompanhando o presidente”.

Os três também descreveram o encontro como “histórico”, a exemplo do Wall Street Journal, que não viu briga. Relatou o empurra-empurra para obter imagens como corriqueiro, sublinhando a disputa de americanos e norte-coreanos:

“[Trump e Kim Jong-un] foram tão longe que os jornalistas norte-coreanos de foto e vídeo se acotovelaram por posições. [Depois,] fotógrafos norte-coreanos também cruzaram e ficaram na frente de jornalistas tentando obter imagens do lado sul-coreano. ‘Por favor, por favor, caras, por favor’, berrou um. Outro gritou: ‘Ei, ei, ei!’.”

No final, Trump agradeceu Kim por comparecer, do contrário “a imprensa me faria parecer muito mal”, e acrescentou: “Com certeza, este foi um grande dia. Este foi um dia verdadeiramente lendário, verdadeiramente histórico”.

HUAWEI POR SOJA

Antes da Coreia do Norte, as manchetes se voltaram à “trégua” de Trump e Xi Jinping no G20. O WSJ ressaltou a liberação de “equipamento de alta tecnologia” americano à Huawei e “as compras de produtos agrícolas dos EUA pela China”. Os fazendeiros americanos “receberam bem”.

O Financial Times anotou que a China fez “a maior compra de soja desde março” na semana anterior à formalização da trégua.

EM PEQUIM, CAUTELA

South China Morning Post (SCMP) e Global Times/Huanqiu também destacaram a Huawei, mas enfatizando que “a reação em Pequim é de cautela”, "persistem obstáculos" e os "falcões antichineses dos EUA ainda podem levar a melhor".

BOLSONARO E AS MALAS

O SCMP chamou na home que, “Após ficar esperando por Xi, brasileiro cancela”. A Bloomberg, citando que a desculpa foi “arrumar malas”, disse que atrasos são comuns no G20, mas “cancelar é raro”. E que “Bolsonaro vai à China” em três meses.

BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?

Quase ignorado nos EUA e China, o acordo com a União Europeia foi manchete no francês Le Monde (acima), sem foto e com enunciado crítico, “UE e Mercosul assinam acordo controverso”.

O alemão Süddeutsche Zeitung disse que traz “benefícios econômicos questionáveis” e perguntou a seus leitores se é “bênção ou maldição”.

‘PROGRESSO’

Na capa do WP de domingo (acima), "O preço do 'progresso' na Amazônia". A extensa reportagem questiona Bolsonaro por propor "desenvolvimento da região, que cientistas alertam estar à beira de uma crise ambiental".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.