Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

EUA abrem inquérito antitruste contra Google e Facebook

Departamento de Justiça quer levantar 'como as empresas cresceram e expandiram seu alcance para outros negócios'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nas manchetes de Wall Street Journal e Financial Times, ficaram para trás o futuro primeiro-ministro britânico e o confronto de aviões sul-coreanos e russos no Mar do Japão.

O “Big Tech”, segundo o WSJ, que noticiou primeiro, vai passar por “inquérito” para levantar se vem “sufocando a concorrência”, para descobrir “como as empresas cresceram em tamanho e expandiram seu alcance para outros negócios”.

“Indica profundo interesse do secretário de Justiça, William Barr”, enfatizou o WSJ, “e ameaça Facebook e Google”.

O New York Times destacou que o Departamento de Justiça vai dedicar ao caso sua “força investigativa completa”.

Em sua última coluna no Telegraph, ilustrada com a bandeira dos EUA, Boris Johnson compara brexit à chegada do homem à Lua

SALTO NO ESCURO

Nas manchetes dos londrinos Telegraph e Times, o jornalista e futuro primeiro-ministro Boris Johnson voltou a prometer o que havia publicado no domingo, no mesmo Telegraph: seguir o espírito que levou os EUA à Lua.

A revista de humor Private Eye divulgou então a sua edição especial de 52 páginas, com a manchete-trocadilho “Loon landing”, aterrissagem do idiota, e a frase “Um pequeno passo para um homem... Um salto gigante no escuro para a humanidade”. Embaixo, “EUA plantam sua bandeira no Reino Unido”.

MOSCOU & PEQUIM

NYT e outros noticiaram que jatos sul-coreanos atiraram contra avião russo. Já o South China Morning Post destacou que o “impasse” envolveu “jatos de combate de Rússia, Japão, Coreia do Sul e China” —e que Pequim afirmou que a área “não é espaço aéreo” sul-coreano ou japonês.

O analista Dmitri Trenin, do Centro Carnegie de Moscou, avisou que “patrulhas assim” no Oceano Pacífico, com jatos russos e chineses, “se tornarão regulares sob acordo que está para ser assinado por Moscou e Pequim”, em meio a diversas parcerias. Abaixo, a patrulha no canal estatal russo RT:

BOLTON LÁ

A agência americana Associated Press noticiou que John Bolton, o “falcão” de Donald Trump, está em visita ao Japão e à Coreia do Sul.

PUTIN & BOLSONARO

A agência russa Sputnik despachou dias atrás a declaração de Jair Bolsonaro: “Tenho profundo respeito por Putin”, de quem guarda “impressão muito boa”.

Na terça (23), em Moscou, segundo a agência RIA Novosti, o chanceler Sergei Lavrov lembrou frase de Bolsonaro em favor do Brics, “refletindo a realidade do mundo multipolar”, e se disse “convencido de que o Brasil” também quer resolver a situação na Venezuela.

BOLTON 2

Por outro lado, Lavrov questionou a declaração de John Bolton sobre o retorno à Doutrina Monroe, de uma América Latina para os americanos —sem Rússia e China.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.