Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Disparada online recorre a cena nova, velha, o que for

Em 14 horas, no meio da tarde de quinta, as queimadas na Amazônia já haviam gerado 2,5 milhões de tuítes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fábio Malini, da Federal do Espírito Santo, que pesquisa movimentos no Twitter, desconfiou e parou a coleta na tarde de quinta. “Mas era aquilo mesmo”, publicou. “Em 14 horas já foram gerados 2,5 milhões de tuítes sobre a Amazônia.”

Até então, eram 949 mil em inglês, 699 mil em espanhol e 594 mil em português. Ele explicou que, “quando assunto se torna global, isso é inevitável”. O impacto no exterior foi tal que as contas de Jair Bolsonaro passaram a tuitar em inglês.

A mensagem mais popular, pelo levantamento, foi do britânico Shafeeq Younus —com um vídeo que acumulava 18,3 milhões de visualizações, 421 mil curtidas e 323 mil retuítes (reprodução acima).

As cenas haviam sido postadas originalmente no dia 15 pela brasileira Karol Bandeira, tomadas por celular, mais o texto: “Vocês acham que está ruim no Acre? Olha a situação de Rondônia na estrada...”.

Depois ela detalhou que eram da BR 364, perto de Guajará-Mirim. Por dias, agências como Reuters e veículos como Guardian fizeram ofertas pelas imagens, via plataforma, ao que parece sem sucesso.

Em meio à viralização, Younus escreveu: “O poder da mídia social é incrível. Obrigado a todos que compartilharam”.

ANACRONISMO

As mensagens de maior repercussão no noticiário sobre a Amazônia foram do ator Leonardo DiCaprio, via Instagram, e depois do presidente Emmanuel Macron, via Twitter.

As duas usaram a mesma foto de queimada, anacrônica, o que iniciou uma corrida para identificar onde apareceu pela primeira vez. No final, ela era de um fotógrafo morto há 16 anos, o que foi usado pela equipe de Bolsonaro para tentar reagir às críticas.

‘BABACA’

Postaram também sobre a Amazônia o secretário-geral da ONU, António Guterres, o presidenciável americano Bernie Sanders, o presidente da Colômbia, Iván Duque etc.

Os comentários brasileiros contrários iam de “LulaInJail babaca” à tentativa de responsabilização do presidente da Bolívia, não do Brasil.

‘CELEBS’

Começando por DiCaprio duas vezes, foram tantas celebridades alertando no Instagram que também no exterior surgiram listas de links, amontoando Kim Kardashian, Ariana Grande, Kendall Jenner, Demi Lovato, Camila Cabello e, claro, Madonna.

Também jogadores como Mbappé, do PSG, mas não Neymar:

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.