Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Bolsonaro recebe atenção momentânea só na Europa

Opinião pública anglo-americana está voltada para os riscos de queda de Boris Johnson e Trump

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O discurso chegou a ser manchete digital do francês Le Monde, "Jair Bolsonaro soa o ataque 'iliberal' na abertura da Assembleia Geral da ONU".

O brasileiro também conseguiu atenção momentânea, mas não manchete, de outros na Europa continental, como o também francês Le Figaro, o espanhol El País e o italiano La Repubblica, mas não nos principais alemães. Os destaques foram para a afirmação de que a "Amazônia não é patrimônio da humanidade" e para o seu "ultranacionalismo".

Não demorou e as atenções também na Europa se voltaram, na ONU, para Donald Trump, que veio em seguida com um discurso nacionalista de maior densidade.

A mídia anglo-americana nem chegou a dar Bolsonaro nas páginas iniciais e nos aplicativos, concentrados em Trump e no risco crescente de impeachment, nos EUA, e na derrota judicial de Boris Johnson e em sua possível renúncia, no Reino Unido.

Foi o que se viu por New York Times, Wall Street Journal, Washington Post e pelos londrinos The Times, Telegraph e Financial Times. Também asiáticos como o South China Morning Post se voltaram para Trump. Já latino-americanos, inclusive os principais argentinos, mal noticiam a Assembleia Geral.

O britânico The Guardian, que havia se distanciado do Partido Trabalhista, abriu rara manchete para o líder Jeremy Corbyn, dizendo que "Johnson não está apto para ser primeiro-ministro".

E foi dos poucos, entre os anglo-americanos, a dar uma chamada para o presidente brasileiro, pequena, "Bolsonaro diz que mídia enganosa está hypando queimadas".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.