Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Cahiers du Cinéma denuncia 'ofensiva reacionária' no Brasil

Influente revista francesa vê semelhanças nas políticas de Bolsonaro e Macron para o setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com 25 páginas dedicadas ao Brasil, a edição de setembro da revista Cahiers du Cinéma, que acaba de chegar às bancas, denuncia a "ofensiva reacionária e regressiva de Bolsonaro" contra o cinema no país. O enunciado na capa é "O Brasil de Bolsonaro".

O editorial já disponibilizado online afirma que a "ameaça" do presidente acontece no "momento em que o cinema brasileiro é um dos mais férteis", citando filmes como "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho. "Bacurau", do mesmo diretor, está na foto da capa e ao longo de cinco páginas.

O especial sobre o país inclui textos como "Cinema brasileiro na era Bolsonaro", de Ariel Schweitzer, e "Bolsonaro e o legado do Cinema Novo", título da entrevista com o documentarista Eryk Rocha, filho do diretor Glauber Rocha.

Professor na Universidade Paris 8 e membro do conselho da revista, Schweitzer é o organizador da edição, que sai após as premiações de "Bacurau" e "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", de Karim Aïnouz, em Cannes. Ele falou sobre a preparação do especial a Inácio Araujo, há um mês e meio.

No editorial, a Cahiers du Cinéma relaciona as intervenções de Bolsonaro na Ancine (Agência Nacional do Cinema) com a recente indicação de um dos maiores doadores da campanha do presidente Emannuel Macron para presidir a agência frandesa de cinema, CNC.

Dominique Boutonnat é questionado pela revista por ser "um especialista de financiamento privado na direção de um órgão público", que foi, "como em toda parte, infiltrado com a missão de desconstruir o serviço público por dentro".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.