Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

China não quer desviar compras do Brasil para atender aos EUA

Para WSJ e FT, Pequim cedeu pouco e conseguiu vitórias na trégua comercial com Washington

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete do Wall Street Journal de sábado para domingo, “China sai com vitórias na trégua comercial”. A maior é que joga para a frente concessões que “não quer fazer”, por exemplo, em tecnologia.

Quanto à promessa de comprar mais dos fazendeiros americanos, festejada por Donald Trump em comício ao vivo na Fox News, vai depender das “necessidades reais” do país, segundo “negociadores chineses”, que enfatizaram:

“A China não deve ser forçada a desviar compras de outros países como o Brasil para atender à solicitação dos EUA.”

Também o Financial Times noticiou que a “China faz poucas concessões na trégua com os EUA”. Logo abaixo, “Pequim acredita que o tempo está do seu lado, com Trump buscando um impulso econômico para a eleição” do ano que vem.

Já o Renmin Ribao/People’s Daily e o Huanqiu Shibao/Global Times, jornais vinculados ao PC chinês, publicaram comentários contidos, sublinhando apenas que foi alcançado “progresso substancial”.

Outros links chineses citados:
http://world.people.com.cn/n1/2019/1013/c1002-31397361.html
http://en.people.cn/n3/2019/1012/c90000-9622299.html
http://www.globaltimes.cn/content/1166754.shtml

NOVAS MARCAS

O WSJ destacou também a extensa reportagem “América está perdendo o consumidor chinês”. Marcas locais de artigos esportivos como Li-Ning (acima, imagem da loja) tomam o lugar de Nike e Adidas. O mesmo vale para Carrefour, Uber e outras.

O jornal cita estudos de bancos e consultorias ocidentais para alertar que a “China hoje contribui com um terço do crescimento global” e deve “passar EUA como maior mercado consumidor em 2021”.

HUAWEI E AS RIVAIS

O FT publicou que os EUA propuseram “financiar rivais ocidentais da Huawei” em tecnologia 5G, as europeias Nokia e Ericsson. Antes, foram abordadas as americanas Oracle e Cisco, para “estimular um rival caseiro”, mas ambas “rechaçaram, avisando que seria muito caro e demorado”.

Três dias depois, o WSJ noticiou que em novo estudo, “não público”, a União Europeia passou agora a “identificar ameaças de segurança” no 5G da Huawei.

DEBANDADA

O Washington Post informa que caiu mais um diplomata ligado ao Brasil. Após Kimberly Breier em agosto e John Bolton em setembro, agora foi Michael McKinley, assessor direto do secretário de Estado e, até um ano atrás, o embaixador americano.

Foi ele que, a quatro meses da eleição, se reuniu com Jair Bolsonaro.

MAIS CATÁSTROFE

O francês Le Monde ainda dá atenção ao salto de 93% no desmatamento da Amazônia, mas outros já se voltaram de vez para o petróleo nas praias, que o alemão Süddeutsche Zeitung vê como a nova "catástrofe ambiental no Brasi".

A Bloomberg diz que "ninguém sabe de onde veio", a CNN fala em "mistério", a Deutsche Welle aponta "enigma" e a Al Jazeera foi a Coruripe, em Alagoas (vídeo acima), confirmar que "não está clara a origem do imenso derramamento de petróleo".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.