Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

EUA apontam 'virada à esquerda' e rejeição à austeridade na Argentina

Mídia europeia relaciona votação com crise econômica e protestos pela América Latina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cristina Kirchner e Alberto Fernández, na imagem mais reproduzida - Alejandro Pagni/AFP

Na pequena chamada do New York Times, sem foto, "Argentina elege novo presidente e se vira para a esquerda". No título interno, "Esquerdistas saboreiam vitória".

No Washington Post, "Argentinos rejeitam austeridade e devolvem peronistas ao poder". O Wall Street Journal enfatizou que "Votação tem consequências de longo alcance para os credores internacionais".

Mas os EUA deram pouca atenção, em comparação à Europa. A eleição de Alberto Fernández foi manchete online no britânico Financial Times, no francês Le Monde e no espanhol El País, entre outros, e destaque em toda parte.

No alemão Süddeutsche, resumindo o tom geral, "Argentinos responsabilizam liberal Mauricio Macri pela severa crise econômica". FT e outros relacionaram a mudança com os protestos no Chile e pela América Latina.

Em enunciados e sobretudo nas fotos, Fernández e a vice Cristina Kirchner receberam atenção igual ou até maior para ela, caso do londrino The Guardian.

A imagem mais reproduzida foi dos dois juntos, com Cristina à frente, tomada pelo fotógrafo Alejandro Pagni, da agência France Presse (no alto).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.