Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Marielle leva Bolsonaro ao topo do Washington Post

Pelo mundo, Bloomberg, AFP e outras ecoam notícia do JN recorrendo à reação do presidente brasileiro, que Clarín vê 'exaltado e aos gritos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No início da manhã desta quarta (30), a notícia do Jornal Nacional de que a investigação da morte de Marielle Franco chegou a Jair Bolsonaro já estava no alto da home page do Washington Post (acima).

Com foto do presidente brasileiro, o jornal da capital americana destacou em seu noticiário matutino a reação do brasileiro, com o ataque à mídia e a declaração de "não vai colar". Abrindo o texto:

"Durante meses, após o assassinato de Marielle Franco no ano passado, o Rio de Janeiro se debateu com perguntas sobre quem havia atingido a vereadora --e quem havia ordenado sua morte misteriosa, à maneira de execução. As autoridades pareciam ter respondido a uma dessas perguntas em março, acusando dois ex-policiais pelo assassinato da política esquerdista, uma estrela em ascensão e feroz defensora dos negros e pobres da cidade. Mas agora a suposta conspiração parece ter envolvido uma nova figura: o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro."

Antes, reproduzida por Straits Times e outros, a Bloomberg já havia noticiado que "Bolsonaro, do Brasil, está furioso com seu nome citado em caso de assassinato", também a partir do vídeo gravado pelo presidente na Arábia Saudita, em reação à reportagem.

E agências internacionais como France Presse e Efe passaram a circular a informação pelo mundo, começando por jornais como os franceses Le FigaroLe Point e o espanhol  La Vanguardia, assim como veículos engajados, caso do alemão Die Tageszeitung.

A repercussão é mais extensa, nesta manhã, em latino-americanos como os argentinos La Nación, Página/12Clarín, este reproduzido abaixo, o mexicano Reforma e o paraguaio ABC Color

PS 11h - Via Twitter, no vídeo reproduzido abaixo, o jornalista americano Glenn Greenwald, que é advogado, descreve em inglês as implicações da "notícia chocante do Brasil, vinculando a família Bolsonaro ao assassinato".

Por outro lado, dois diretores da organização Americas Society tuítam que a "Globo deixa muitas questões em aberto" e "não fornece prova de que o clã sabia do plano de execução ou estava envolvido", em suma, "não é bala de prata" (smoking gun).

PS 15h - Entraram com reportagens próprias os britânicos Financial TimesGuardian e Telegraph, além do New York Times, com Reuters, todos se concentrando nos ataques e ameaças de Bolsonaro à Globo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.