Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

'Putin venceu', concordam NYT e o russo Kommersant

Ele e seus aliados ocupam o território abandonado por Trump, diz o jornal americano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete do turco Hürriyet, os sorridentes Erdogan e Putin - Reprodução

Com fotos de Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan lado a lado, o resultado da reunião de seis horas entre ambos, sobre a Síria, foi manchete nos russos RBC e Kommersant e no turco Hürriyet.

O primeiro destacou que a Turquia encerra o seu avanço sobre o país vizinho e que a área adjacente à Turquia será patrulhada por forças russas e sírias, de acordo com o chanceler russo. E que os dois presidentes concordaram na condenação ao “separatismo” na Síria.

O Kommersant deu o enunciado “Como Putin venceu uma batalha militar a milhares de quilômetros”.

O Hürriyet ressaltou o pronunciamento de Erdogan, de que foi assinado “um acordo histórico com Putin na luta contra o terrorismo, pela integridade territorial da Síria e pelo retorno dos refugiados” hoje na Turquia.

Os americanos New York Times e Washington Post não deram manchete. Em suas chamadas, afirmaram que o encontro “sublinha o surgimento de Moscou como ator poderoso no Oriente Médio”, isso “num momento em que a influência dos Estados Unidos está se dissipando”.

O primeiro levou ao enunciado que foi “vitória de Putin”. Abrindo a reportagem enviada da cúpula Putin-Erdogan em Sochi, na Rússia, sobre o presidente russo:

“Seus aviões patrulham os céus da Síria. Seus soldados expandem operações na maior base da Síria. Ele forja vínculos mais próximos com a Turquia. Ele e seus aliados ocupam o território abandonado por Donald Trump.”

HALLOWEEN HILLARY

Na manchete sarcástica do Drudge Report, linkando o conservador The American Mirror, “Halloween democrata: Hillary deixa a porta aberta” para entrar nas primárias do partido, diante da fraqueza de outros candidatos do establishment.

Noutra chamada, com Associated Press, “Corrida tem nova sombra: Hillary!”.

DOADORES ANSIOSOS

O NYT evitou chamar diretamente para a ex-candidata, mas foi ela a protagonista da reportagem “Ansioso, establishment democrata pergunta: Não tem mais ninguém?”. Iniciando o texto:

“Meia dúzia de doadores democratas se reuniram na semana passada em Manhattan. O jantar logo evoluiu para uma discussão não sobre quem está na corrida, mas quem pode ser atraído. ‘Será que Hillary entraria?’, eles se perguntaram.”

RESPONSABILIZAÇÃO

Jornal estrangeiro que mais investiu no esclarecimento do colapso de Brumadinho, desde janeiro, o Wall Street Journal publicou agora a extensa reportagem “Autoridades brasileiras sinalizam se concentrar nos altos executivos da Vale”.

Mais precisamente, “acreditam que eles se escudaram deliberadamente de informações incriminadoras sobre o estado da barragem para evitar responsabilização”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.