Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Imprensa argentina já vê 'alto risco de fuga' de dólares do Brasil

Ámbito aponta deficit fiscal 'alarmante' no vizinho, enquanto Clarín teme pelas exportações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A desvalorização do real foi parar nas capas argentinas, com chamadas sobre as suas causas e "o impacto" no país.

Entre as primeiras, para o La Nación, estão a "instabilidade" da América Latina e a "ausência de multinacionais americanas" no leilão do pré-sal. Quanto ao impacto, o Clarín teme pelas exportações da Argentina.

Já o Ámbito Financiero alertou para o "Brasil à beira de uma grande desvalorização", enquanto "os olhos do mundo" estão no Chile e Bolívia.

Avisa que, "para além de explicações conjunturais como a libertação de Lula ou os conflitos no Chile e Bolívia", o deficit fiscal brasileiro está em "alarmantes 7%" --e "o dinheiro grátis (crédito abundante) está acabando no mundo".

Aponta "alto risco de uma fuga de dólares no Brasil", a médio prazo. O alerta ecoou por outros argentinos.

À RECONQUISTA?

Le FigaroWashington Post (ambos acima) seguiram Lula até Recife, para a festa-comício de domingo.

No francês, no alto da capa impressa de terça, o correspondente Michel Leclercq escreveu sob o título "Mal saiu da prisão, Lula vai à reconquista do Brasil". No americano, o relato do correspondente Terrence McCoy foi intitulado "Fora da prisão, Lula quer o Brasil de volta. Mas o sentimento é mútuo?".

A VEZ DA COLÔMBIA?

A Reuters, por New York Times e outros, noticia que a "Colômbia autoriza medidas antidistúrbios" e correspondentes estrangeiros se perguntam se o país "é o próximo".

Sindicatos e estudantes chamaram greve geral para esta quinta (21). O El Tiempo passou a manchetar medidas como o "fechamento das fronteiras" e a autorização de "toque de recolher", além de conclamações ao "uso das Forças Armadas". O "plano de choque" foi montado pelo general Óscar Atehortúa, da Polícia Nacional.

REALIDADES ARTIFICIAIS

Por outro lado, o El Espectador vem manchetando as "razões para a greve nacional" na Colômbia, concentrando-se nas reformas do Centro Democrático, partido do presidente Ivan Duque e do ex Álvaro Uribe.

E busca paralelos com o Chile, também saudado na "imprensa internacional" pela macroeconomia, "sem mirar os dados sociais e o descontentamento com a deterioração da qualidade de vida", educação inclusive. É o que explica a chilena Marta Lagos, do Latinobarómetro, recorrendo ao sociólogo francês:

"Pierre Bourdieu dizia que era perfeitamente possível criar realidades artificiais e foi isso o que se criou com o Chile."

CONTRA INTIMIDAÇÃO

O WP anunciou em página inteira (acima) que o Comitê para a Proteção de Jornalistas, em parceria com o jornal, homenageia nesta quinta (21), em Nova York, seis repórteres de todo o mundo que "enfrentaram intimidação e retaliação" por seu trabalho, entre eles Patrícia Campos Mello, da Folha.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.