Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Macron pressiona por Europa no meio, entre os EUA e a China

Economist prevê um 2020 de desaceleração global e política em febre: 'Prepare-se para um passeio selvagem'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Le Monde e Süddeutsche Zeitung, entre outros veículos franceses e alemães, manchetaram ao longo da quinta o encontro entre o presidente Emmanuel Macron e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg —após a entrevista à Economist em que o primeiro decretou a “morte cerebral” da organização militar.

A Otan tem cúpula programada para a próxima semana, em Londres. O presidente francês se declarou satisfeito por ter “acordado” a organização com sua entrevista, enquanto Stoltenberg defendeu, especificamente, que o “diálogo com a Rússia precisa ser com uma só voz”.

Nos Estados Unidos, Wall Street Journal e outros enfatizaram o questionamento da França pela Alemanha: “Macron defende planos ousados para posicionar a União Europeia como uma força entre os EUA e a China. Mas o seu estilo disruptivo irritou a chanceler Angela Merkel”.

Já o South China Morning Post destacou, do encontro em Paris, o enunciado “China e Rússia não são nossos inimigos, diz Macron, que busca sacudir Otan”.

'GET READY FOR A WILD RIDE'

Zanny Minton Beddoes, editora-chefe da Economist, avisa na tradicional edição de previsões da revista, sobre o ano que vem: "Prepare-se para um passeio selvagem", com "desaceleração global e política em febre", em meio à campanha americana com Donald Trump no poder.

O NOVO MURO

O colunista Thomas Friedman, do New York Times, talvez a voz mais autorizada do establishment americano de política externa, escreve que “um novo muro, um Muro de Berlim digital, começou a ser erguido entre a China e os EUA” em 17 de maio, quando começou o cerco à Huawei pelo governo republicano, agora apoiado pelos democratas.

No título, diz que esta sim é “A notícia que abala o mundo”, não o reality show intermitente de Trump pelas manchetes. E sugere: “Precisamos fazer uma pausa e nos perguntar exatamente para onde estamos indo com toda essa guerra tecnológica/comercial com a China”.

CONTRA O JORNALISMO, DE NOVO

O primeiro-ministro Boris Johnson recusou um debate sobre mudança no clima no britânico Channel 4, foi substituído por um bloco de gelo derretendo e, via BuzzFeed e outros, ameaçou cassar a licença do canal.

Por outro lado, citando críticas da oposição à BBC por favorecimento a Johnson, diretores do Institute Reuters (Oxford) alertaram, em artigo no Washington Post, que o jornalismo será "o verdadeiro derrotado da eleição" no Reino Unido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.