Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Wall Street segue com 'ironia' o vaivém de Paulo Guedes e BC no câmbio

Após declarações afirmando a flexibilidade, Banco Central intervém para tentar conter o dólar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ecoou por Washington PostNew York Times e outros, com agências, a menção de Paulo Guedes ao AI-5.

Mas a frase que concentrou mais a atenção, no exterior, foi ele “não estar preocupado com a queda da moeda ao recorde de baixa”, na chamada do Financial Times.

O jornal londrino, que um dia antes havia publicado editorial em defesa de Guedes, destacou a reação de um executivo da Fidelity International: “Quando você tem um ministro das finanças dizendo algo assim, ele está encorajando uma liquidação de moeda”.

O Banco Central, cujo presidente havia falado algo parecido, precisou intervir para tentar conter o dólar. E a Bloomberg ouviu então, de um executivo do Credit Suisse em Nova York, que “é muito irônico o BC atuar após os dois formuladores de política [financeira] do Brasil afirmarem a flexibilidade de câmbio”.

Já em argentinos como La Nación a desvalorização “recorde” do real causou "alarme", por “seu efeito na indústria, no turismo e na inflação” do vizinho.

NO CHILE

Com a imagem acima, a organização Coalition for Women in Journalism cobrou apuração da morte, a facadas, da fotojornalista Albertina Martínez Burgos, que vinha retratando a violência contra os protestos em Santiago, "especialmente contra mulheres".

Sublinha que "as suas fotos foram levadas".

LEVITSKY E O GOLPE

Steven Levitsky, professor de Harvard e autor do livro “Como as Democracias Morrem”, escreveu no NYT sobre “o golpe”, como define, na Bolívia.

"Se governos estrangeiros tomam partido, tolerando golpes que favorecem seus aliados, encorajam o retorno à violência e à instabilidade que os latino-americanos lutaram tanto para encerrar”, avisa.

SEM A ESQUERDA

O NYT tirou o impeachment das manchetes, ao longo da terça, e agora busca entender por que o processo vem dando errado, comparando os casos de Donald Trump e Richard Nixon.

Também o Wall Street Journal procura explicar, destacando que o processo foi dominado pelos “democratas de segurança nacional”, que “festejaram espiões e procuradores” e com isso alijaram “A Esquerda”.

Há um mês, destacou o WSJ, “a revista socialista Jacobin não publica um texto” contra Trump.

RACHA?

A revista Jacobin Brasil estreou nas bancas e livrarias na última semana, com referências históricas de esquerda na capa.

E logo explodiu um confronto em mídia social entre, supostamente, trotskistas e stalinistas, por um texto anterior de um dos colaboradores, sobre Hong Kong.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.