Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Democratas 'tentam mascar chiclete e andar com Trump'

Entre o impeachment do presidente americano e 'trabalhar com ele', Nancy Pelosi avança nas duas direções

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao longo da terça-feira, os grandes jornais americanos de interesse geral, New York Times e Washington Post, insistiram em manchetes para o novo capítulo no processo de impeachment do presidente republicano na Câmara democrata.

Já o Wall Street Journal e o britânico Financial Times, as referências na cobertura econômica ocidental, partiram para enunciados sobre o acerto entre o republicano e os mesmos democratas, para aprovar o novo acordo comercial com México e Canadá.

O NYT tentou juntar as duas coisas, abaixo da manchete, com a chamada “Impedir [impeach] Trump ou trabalhar com ele? Os democratas estão avançando nas duas”.

Já o FT foi abertamente sarcástico com a presidente democrata da Câmara, abrindo a submanchete “A tentativa de Nancy Pelosi de mascar chiclete e andar com Trump”.

'ATIRADOR ATIVO'

Os canais Fox News e CNN escaparam do dilema noticioso na capital americana virando as câmeras para novo episódio de tiroteio em tempo real, agora em Nova Jersey, e nova contagem de corpos.

EM GUERRA COM A VERDADE

O noticiário frenético em Washington atropelou reportagem exclusiva do WP, apurada por Craig Whitlock e publicada desde a segunda-feira como série, “Os Papéis do Afeganistão”. O título ecoa “Os Papéis do Pentágono”, a série histórica do NYT que revelou as mentiras sobre a guerra do Vietnã.

O WP faz agora o mesmo, mostrando em depoimentos dos próprios militares americanos como eles “afirmaram constantemente que estavam fazendo progressos” nos 18 anos da guerra do Afeganistão, mas “não estavam e sabiam”. Na manchete impressa do jornal para a primeira reportagem da série, “At war with the truth”.

HISTÓRIA DE GOLPES

Em editorial há um mês, o NYT publicou que “forçar Evo a sair virou a única opção” na Bolívia. Ironizou seus “aliados esquerdistas que, previsivelmente, gritaram golpe”, quando, “na verdade, o que o derrubou foi a arrogância”. Encerrou dizendo que ele devia “abrir caminho à líder da oposição Jeanine Añez”.

Nesta terça-feira, em novo editorial, o jornal se contorceu para cobrar a agora “política direitista Añez”, que “embarcou num caminho flagrantemente desumano, baixou decreto isentando suas forças de processo ao manter a ordem” e matou oito. No título, “Restaure a democracia boliviana e rompa sua história de golpes”.

Com dois editoriais no período e argumentação muito parecida, o britânico Guardian deu a mesma reviravolta.

‘EVANGELICAL GANGS’

Na capa impressa do Washington Post, "No Brasil, gangues evangélicas atacam crenças menores".

Com fotos de Lianne Milton (acima) e nova extensa reportagem do correspondente Terrence McCoy, abre mostrando como "Soldados de Jesus" entraram atirando e ameaçando um pai de santo, "Ninguém quer macumba aqui". Os terreiros sumiram na comunidade, na Baixada Fluminense, e "padres foram mortos".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.