Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Em Glasgow, jornal proclama que agora 'Escócia é país diferente'

Partido nacionalista dispara e promete independência; em Londres, veículos conservadores veem 'avalanche' de Boris Johnson

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com a pesquisa de boca de urna, começaram a ser impressas as primeiras capas dos principais jornais do Reino Unido desta sexta (13).

Em Londres, o Telegraph, que tinha Boris Johnson como colunista até ele se tornar primeiro-ministro, saiu com uma primeira página contida em relação ao que fez na campanha, mas falando em "avalanche" conservadora, mesma expressão usado pelo Times. Já o Guardian vê apenas uma "grande maioria".

Também apoiadores de Johnson, os tabloides Daily Mail e Sun festejaram mais. Na derrotada oposição, o tabloide Daily Mirror não recuou e manteve a crítica, com o trocadilho "Pesadelo antes do Natal".

Mas foi de Glasgow, a maior cidade escocesa, que veio a manchete que projeta talvez a consequência mais significativa do pleito, com o National proclamando que a "Escócia é um país diferente". Promete agora "campanha sem intervalos" pelo "passo final, a independência". O Herald foi mais contido.

Erramos: o texto foi alterado

Glasgow é a maior cidade da Escócia, não sua capital. O texto foi corrigido

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.