Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

No NYT, estudo lista centenas de filhos de militares da ONU no Haiti

No Guardian, diretora de 'Democracia em Vertigem' escreve que Brasil é 'advertência para o mundo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No New York Times, “Soldados da ONU no Haiti deixaram para trás centenas de crianças, levantaram pesquisadores” de universidades no Reino Unido e no Canadá.

De 2.500 haitianos entrevistados em áreas próximas às bases da ONU no país, 265 citaram crianças geradas por membros da força de paz, comanda pelo hoje ministro Augusto Heleno. O jornal ouve, de uma pesquisadora:

“Não é um problema da ONU. É um problema dos militares brasileiros, uruguaios. A ONU não achou uma forma de responsabilizar soldados dos estados-membros.”

O estudo saiu um dia antes no site acadêmico The Conversation, abrindo com o caso de uma menina de 14 anos que “se envolveu com Miguel, um soldado brasileiro”:

“Quando contou que estava grávida, Miguel disse que a ajudaria. Mas voltou ao Brasil. O pai dela a forçou a sair de casa. Sua criança agora tem quatro anos, e ela trabalha por 25 centavos de dólar a hora para alimentá-la.”

No site acadêmico The Conversation, ‘Eles colocam algumas moedas nas suas mãos para deixar um bebê em você’ - Reprodução

ADVERTÊNCIA

O britânico The Guardian publicou o artigo “Brasil se tornou uma advertência para as democracias do mundo”, de Petra Costa, que dirigiu e narra “Democracia em Vertigem” —documentário da Netflix que foi anunciado na pré-lista do Oscar e apontado entre os filmes do ano pelo NYT.

“Você não vai encontrar tanques nas ruas do Rio, mas não se deixe enganar: A extrema direita está se tornando cada vez mais poderosa”, escreve ela.

FRATURA

Na revista The New Yorker, descrevendo o documentário como o retrato trágico da “fratura” do Brasil, o jornalista e escritor Jon Lee Anderson relata seu “abalo” diante das palavras de Petra Costa, no final:

“O que fazemos quando a máscara da civilidade cai e o que aparece é uma imagem cada vez mais assustadora de nós mesmos?”

BOLSONARO LÁ

No título do francês Le Figaro, “Filho mais velho de Bolsonaro é suspeito de lavagem de dinheiro”. E do Guardian, “Casas de associados a Bolsonaro são invadidas em ampla operação anticorrupção”.

Entre os “associados”, além do filho Flávio e de uma ex-mulher, “Fabrício Queiroz, amigo de Bolsonaro desde os anos 1980”.

‘OVERVALUED’

Após análise e reportagem no Financial Times mostrando a fuga do investidor estrangeiro, a Bloomberg foi ouvir a BlackRock.

Sob o enunciado “Maior administradora de recursos do mundo está cortando a sua exposição ao Brasil”, destaca, do responsável pelas aplicações em Bolsa na América Latina: “As ações brasileiras parecem cada vez mais sobrevalorizadas”. Ele mantém visão “construtiva do mercado acionário em geral no país”, mas questiona as avaliações elevadas “em certos setores”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.