Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Noticiário externo evita, mas via Twitter o ataque ao Porta vira 'terror'

Cobertura financeira se volta para ações das multinacionais contra soja e outras commodities da Amazônia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O noticiário do ataque ao Porta dos Fundos se espalhou do argentino La Nación ao alemão Suddeutsche Zeitung, passando pela hollywoodiana Variety (abaixo), com menções ao “coquetel molotov” e à “escalada” no Brasil, mas sem descrever a ação como terrorista.

Agências como Reuters, por sites como New York Times, seguem a polícia, que trata o caso como “tentativa de homicídio” e “explosão”, sem “considerá-lo ataque terrorista, embora essa classificação não tenha sido descartada”.

Já por mídia social, com eco em veículos como o americano Daily News, celebridades como o escritor Paulo Coelho e ex-correspondentes no Brasil como Simon Romero, do NYT, e Brian Winter, hoje na Americas Society, apontam “ataque terrorista no Rio”.

PS 0h30 - O NYT entrou com relato próprio à noite, com título evitando apontar "terrorismo" e relativizando o caso, "Ataque com bomba incendiária aumenta polêmica sobre filme brasileiro que retrata Jesus como gay".

Diz que o ataque "causou pouco dano ao prédio e não machucou ninguém. Mas um vídeo publicado online por três homens, assumindo o ataque, deixou claro que era um esforço para silenciar artistas cujas obras miram os conservadores e sua visão de mundo."

ISOLAMENTO

No financeiro francês Les Échos, “Crises ambientais isolam cada vez mais Bolsonaro”, citando desmatamento da Amazônia e vazamento de petróleo, mas enfatizando a denúncia do brasileiro no Tribunal de Haia por ataques feitos a indígenas.

SOJA DA AMAZÔNIA, NÃO

No alto da home do Wall Street Journal, com gráfico, “Encolhimento da floresta tropical brasileira leva Nestlé, H&M e outras a mudar cadeias de suprimentos”. Abrindo a reportagem, a suíça Nestlé “parou de comprar soja produzida da Cargill”, que comercializa de diversos produtores brasileiros.

Também no portal de notícias financeiras do site chinês Sina, “Degradação da Amazônia afeta cadeia de suprimentos, multinacionais boicotam matérias-primas do Brasil”.

SOJA DOS EUA, SIM

Os financeiros Caixin, da China, e Nikkei, do Japão, levaram ao alto de suas páginas iniciais que “Importações de soja dos EUA pela China disparam após primeira fase de acordo comercial”. O dado é de novembro, com o maior volume em quase dois anos, 2,6 milhões de toneladas.

Do Brasil, em novembro, a China importou 3,9 milhões, contra 5,1 milhões em novembro do ano anterior.

BOEING & EMBRAER

Na Reuters, “Novo chefe da Boeing enfrenta pressão europeia sobre negócio com Embraer”. Mas David Calhoun, que assumiu a empresa americana, em crise desde o início do ano, “deve atuar pesado” para confirmar a compra.

E a Bloomberg despachou que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) “deve aprovar o negócio em janeiro”.

‘LODO ROSA’

O Lansing State Journal noticiou o aparecimento de sites que mimetizam jornais no Estado de Michigan, o NYT repercutiu e a Columbia Journalism Review foi atrás, levantando 450 títulos surgidos do nada nos EUA, a um ano da eleição presidencial.

Os supostos jornais são chamados de "pink slime", aditivo usado em carnes processadas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.