Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Primeiro ano de Jair Bolsonaro levanta 'espectro de devastação'

Especiais de NYT e FT responsabilizam brasileiro por destruição da Amazônia que 'ameaça o mundo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente brasileiro surge repetidamente nos balanços de fim de ano. Nos “Melhores Filmes de 2019”, o New York Times escolheu “Democracia em Vertigem” para o oitavo lugar e justificou:

“Este documentário angustiante, uma análise cuidadosa dos eventos que levaram à eleição de Jair Bolsonaro, é o filme mais assustador do ano.”

O mesmo NYT atravessou a quinta (5) com o destaque “Amazônia está totalmente sem lei: A floresta tropical após o primeiro ano de Bolsonaro”, extensa edição de fotos e vídeos concentrada nas queimadas.

Já o Financial Times publicou também na quinta um caderno de quatro páginas com a manchete “Floresta tropical em destruição ameaça o mundo” e, logo abaixo, “Presidente do Brasil dá de ombros aos temores ambientais para ‘monetizar’ a Amazônia”.

Todas as reportagens questionam o governo brasileiro, com títulos como “Espectro de devastação desencadeia feroz batalha pelo futuro da Amazônia” ou “Investidores boicotam o Brasil por preocupação com o desmatamento da Amazônia”.

Sobrou para a China. O mensal The Art Newspaper, publicação global com redações em Nova York, Londres, Paris, Moscou e Pequim, destaca o novo documentário do chinês Ai Weiwei, que retrata as queimadas como esforço para abrir caminho à agropecuária na Amazônia.

Em visita a Pequim, diz Ai, Bolsonaro “exaltou a China e deu sinal verde para investimentos” que podem ter “efeito devastador”.

FARIA LIMA EM HANGZHOU

O site chinês Sohu noticia a visita de uma “delegação dos maiores bancos de investimento” do Brasil à sede do Alibaba e outras, em Hangzhou, perto de Xangai. “O propósito é conhecer o ambiente ‘fintech’ chinês, buscando cooperação”, descreve.

Na mesma direção, a agência Xinhua e a rede CCTV ouviram o governador João Dória sair em defesa de investimentos chineses em São Paulo —e criticar as tarifas dos EUA contra o aço e o alumínio brasileiros.

Outro link citado:
http://world.people.com.cn/n1/2019/1204/c1002-31490015.html

BRASIL & RÚSSIA?

Em Moscou, o financeiro Kommersant entrevistou o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o Izvestia cobriu a assinatura de memorando de estímulo a exportações e investimentos entre os dois países.

E a agência RIA Novosti noticiou estudo acadêmico bilateral apontando as frentes mais promissoras de comércio, inclusive grãos.

‘A CHINA VENCEU?’

Nas últimas semanas, o acadêmico e ex-diplomata Kishore Mahbubani, de Cingapura, foi ouvido sobre a guerra comercial na sede da Huawei, no canal chinês CGTN e pelos colunistas de política internacional Gideon Rachman, no FT, e Thomas Friedman, no NYT.

A razão é o livro que ele lança no início do ano que vem, no qual afirma que os EUA saíram "avariados" da crise de 2008, enquanto a China está "firme e resoluta".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.