Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Fuga reabre guerra narrativa em torno da prisão de Ghosn

Veículos financeiros globais se dividem na cobertura da justiça japonesa, que o WSJ descreveu como 'inquisição'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há um ano, após o franco-brasileiro-libanês Carlos Ghosn ser preso, foi o Wall Street Journal que noticiou que ele “planejava trocar o presidente-executivo da Nissan”, seu subordinado —que foi quem levou a polícia a detê-lo ao descer do avião em Tóquio.

O jornal chegou a publicar o editorial “A inquisição Ghosn”, questionando a justiça japonesa. Agora, sua cobertura volta a contrastar.

Enquanto o Financial Times e o japonês Nikkei, dono do FT, noticiam que o governo do “Líbano pediu a volta de Ghosn uma semana antes de sua fuga”, insinuando cumplicidade, o WSJ publica que na realidade o pedido em favor do “cidadão libanês” foi apresentado “por meses”.

Diferentemente do FT/Nikkei, o WSJ ouve e destaca do ministro Salim Jreissati que “o governo libanês não teve nada a ver com a fuga. Não tínhamos ideia”.

E ouve da mulher de Ghosn, Carole, que está com ele no Líbano: “O melhor presente da minha vida”.

MEIO CHEIO

Os veículos financeiros concordam sobre o primeiro ano de Bolsonaro.

Para o francês Les Échos, esperam-se “os benefícios da mudança liberal” para este ano, “embora o risco político não deva ser negligenciado”. E a revista britânica The Economist (abaixo) destaca em editorial que “O presidente pode se orgulhar de algumas conquistas. Elas vêm com um preço alto”:

FEBRE TROPICAL

Jornais de assuntos gerais foram menos condescendentes na virada do ano. O Washington Post deu em título que “Bolsonaro não para de insultar todo mundo”. O britânico The Guardian amontoa textos críticos sobre “os primeiros 12 meses do presidente de extrema direita”.

O francês Le Monde avisa que é erro pensar que ele é só “uma febre tropical temporária”. O alemão Süddeutsche Zeitung diz que sua “crueza divide a população”. E o indiano Hindu destaca as alegações de “corrupção e vínculo com milícia” contra, no título, “Todos os filhos do presidente”.

OLHAR CHINÊS

Despacho da Agência de Notícias da China evita balanço e projeta “os desafios do Brasil em 2020”. Dois em especial, as eleições municipais como teste duro para Bolsonaro e, mais importante, a “maior dificuldade” para aprovar reformas, devido ao calendário e à “habilidade pobre” de Bolsonaro junto aos parlamentares.

Também o “total de nove feriados prolongados”, critica a segunda maior agência estatal chinesa.

Link citado: http://www.chinanews.com/gj/2020/01-02/9049624.shtml

GLIFOSATO

No Ouest-France (acima), maior jornal francês, "Agrotóxicos no Brasil matam pelo menos 550 bebês e fetos por ano", parte da série "A Amazônia em perigo". O jornal cobre boa parte do interior agrícola do país, contrário ao acordo comercial União Europeia-Mercosul.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.