Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Nos EUA e Irã, possível guerra é vista como regional e talvez global

'Era da cooperação EUA-Iraque acabou' e vai forçar Washington a mudar 'foco estratégico' de volta ao Oriente Médio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A aprovação pelo parlamento do Iraque da retirada dos Estados Unidos foi manchete nas principais agências do Irã, Irna e Fars —com destaque para a afirmação do líder do Hezbollah, do Líbano, de que a resposta adequada ao assassinato do general iraniano seria a “expulsão” dos EUA de toda a região.

Foi manchete também nos EUA, da Fox News ao New York Times, e em jornais de aliados americanos na região, como os Emirados Árabes Unidos.

Canais de notícias entrevistaram o secretário de Estado, Mike Pompeo, que rejeitou a decisão iraquiana dizendo ter confiança de que “o povo do Iraque quer” os EUA no país.

Ao fundo, Richard Haass, presidente do Council on Foreign Relations, o principal “think tank” americano de política externa, alertou em entrevistas aos canais, em dois artigos e via Twitter o que vai representar o assassinato, antecipando-se inclusive à decisão iraquiana:

“A era da cooperação EUA-Iraque acabou, o resultado será maior influência iraniana, forçando os EUA a voltar seu foco estratégico ao Oriente Médio”, desviando a atenção de China e Rússia.

Mais importante, “Que ninguém se engane: O campo de batalha com o Irã será em toda a região e possivelmente o mundo”.

ENCOLHIMENTO

Dmitri Trenin, diretor do Centro Carnegie de Moscou, “think tank” também de política externa, avalia que aos poucos “a presença dos EUA no Oriente Médio está encolhendo para os países do Golfo Pérsico”.

RESERVISTAS TAMBÉM?

NYT (imagem acima), WP, Drudge Report e outros destacaram os soldados americanos enviados às pressas ao Oriente Médio. Abordam o impacto de uma nova guerra sobre a "geração jovem" de seu país e especulam eventual necessidade de convocar "reservistas", o que não acontece desde o final da guerra do Vietnã.

IRÃ NUCLEAR?

Na Europa, geograficamente mais próxima, foi uma decisão iraniana que ecoou, com manchetes por Guardian, Financial Times, Le Monde, Süddeutsche, Kommersant e outros, “Irã encerra compromisso de acordo nuclear”. Agora “vai retomar seu programa atômico indefinidamente”.

O chanceler iraniano, Javad Zarif, correu a tuitar que o passo dado “está dentro do acordo”, sem rompimento, e é “reversível”.

ISRAEL NUCLEAR

Drudge e outros, com Reuters, noticiaram que o primeiro-ministro israelense mencionou sem querer que seu país é “uma potência nuclear”, o que nunca foi reconhecido. Ele voltou atrás logo depois.

INTERVALO

Saio do ar por dois meses para terminar um livro. A coluna retorna em março.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.