Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

China festeja contenção de vírus, EUA se perguntam se é a saída

Caixin aponta 'cinco lições para outras nações'; NYT questiona se 'a cura é pior que a doença'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete ao longo do fim de semana no privado Caixin, de Pequim, "Como Xangai lidou com o coronavírus melhor que a maior parte da China". Já na segunda-feira, "Os heróis e as heroínas comuns na luta contra o Covid-19 em Wuhan" (acima).

No também privado South China Morning Post, ligado ao gigante Alibaba, "Bloqueios no estilo chinês são a resposta para conter o coronavírus?".

Privados ou estatais, os jornais chineses festejam como o país está contendo o vírus. Um artigo destacado há dias no Caixin traz "Cinco lições para outras nações da luta da China contra o Covid-19".

No alto da home do Global Times/Huanqiu, ligado ao PC, "Vírus abre debate sobre o que a China fez certo", não só nisso, mas em tudo.

A segurança é tal, nos veículos chineses, que notícias negativas como o desabamento do hotel usado para isolamento de doentes e até as fraudes para aparentar recuperação são notícia do Huanqiu ao Caixin.

Não é só na China. Na submanchete de domingo no New York Times, que busca resistir, "China pode estar derrotando o coronavírus, a um custo doloroso". Na chamada, pergunta: "Outros países podem aprender com seus esforços ou a cura é pior que a doença?".

A submanchete do Wall Street Journal é mais direta, "Caem os casos de vírus na China" com transmissão local, pela primeira vez. E aconteceu, prossegue a chamada, "justamente no momento em que a Itália impôs uma quarentena em massa semelhante às medidas abrangentes que Pequim usou para conter a epidemia".

Sem barulho, por agências, no final de semana Washington, "com o alastramento do coronavírus, excluiu máscaras chinesas e equipamentos médicos das tarifas" que havia imposto a Pequim.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.