Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Cientista contraria Trump, que ameaça 'perder a paciência'

Na Foreign Policy, professor de Harvard proclama 'a morte da competência americana', arriscando sua influência no mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em entrevista à revista Science, Anthony Fauci, diretor do instituto de doenças infecciosas dos EUA e presença regular nas coletivas de Donald Trump, foi perguntado sobre o fato de ninguém ali respeitar o que ele fala --sobre, por exemplo, manter distância.

Suas respostas, entre risadas, foram "Faço o que posso", "Vou continuar tentando" etc.

O problema foi quando a revista questionou a afirmação de Trump, de que a China poderia ter alertado os EUA três ou quatro meses antes. “A China não revelou imediatamente a descoberta no final de dezembro”, aponta a Science, “mas em 10 de janeiro os pesquisadores tornaram pública a sequência do vírus”.

Fauci respondeu: "Eu sei, mas o que você quer que eu faça? Depois que ele fez essa declaração, eu falei para as pessoas adequadas que isso não é compatível, porque teria que ser setembro" o mês da descoberta do vírus.

A revista observou então: "Você não fala 'vírus chinês'". Fauci: "Nunca".

No alto do New York Times, na terça, "Trump está perdendo a paciência com Fauci".

INCOMPETÊNCIA

Stephen Walt, professor de relações internacionais de Harvard, proclama na Foreign Policy "A morte da competência americana", com foto de Trump e Fauci (acima).

Citando a invasão do Iraque, "o derretimento de Wall Street em 2008" e "o fiasco do Boeing 737 Max", entre outros, Walt diz que o Covid-19 ameaça de vez "a influência dos EUA no mundo".

DESDE 1933

Na manchete do NYT, noite de terça, "Trump, desafiando especialistas, fala em flexibilizar restrições até a Páscoa", liberando funcionários do isolamento para voltarem às empresas.

A manchete do Wall Street Journal era outra, mas na mesma linha, "Wall Street avança para o melhor dia desde 1933", devido ao "pacote gigante" de dinheiro governamental para as empresas.

INDESTRUTÍVEL

A agência Xinhua, por sites chineses, noticia o telefonema de Jair Bolsonaro e Xi Jinping. Este afirmou que "a China está disposta a fornecer ajuda ao Brasil dentro das suas capacidades". Já o brasileiro falou que "a ampla parceria estratégica entre o Brasil e a China é indestrutível".

GOTA D'ÁGUA

A New York Review of Books publica a extensa reportagem "No Brasil, Bolsonaro aposta numa guerra cultural do coronavírus".

Ouvindo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha, a líder bolsonarista Carla Zambelli e a petista Gleisi Hoffmann, entre outros, a publicação conclui com o dia do protesto contra o Congresso e o Supremo, em que o presidente foi até os manifestantes:

"Para alguns brasileiros, essa foi a gota d'água."

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.