Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Intercept relata reação da Fox News às 'mentiras' de Eduardo

Segundo Greenwald, tática padrão usada pela família contra imprensa brasileira deixou fontes do canal americano 'chocadas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Glenn Greenwald, cofundador do site The Intercept e presença constante em entrevistas ao vivo na Fox News, publicou na noite de segunda (16) uma reportagem em inglês e português, ao lado de Victor Pougy, em que busca esclarecer o que o filho de Jair Bolsonaro, Eduardo, falou ao canal de notícias.

"Fontes na Fox disseram ao Intercept estarem chocadas e indignadas com as repetidas mentiras de Eduardo Bolsonaro, que insistia na afirmação obviamente falsa de que nunca dissera à emissora que o primeiro teste de seu pai foi positivo", escreveu.

O relato refaz a sequência de confirmações do canal para a notícia divulgada inicialmente pelo jornal carioca O Dia, na manhã de sexta (13).

Primeiro Alex Phares, "conhecido entre círculos conservadores nos EUA por sua proximidade com Eduardo e por coordenar aparições midiáticas do deputado, confirmou ter ouvido de Eduardo que o primeiro teste havia sido positivo". Depois "a Fox conversou diretamente com Eduardo, que afirmou que o primeiro teste havia sido positivo". Mais uma hora e "Eduardo mais uma vez confirmou".

Foi então que o site e o canal noticiaram o resultado do primeiro teste e a realização do segundo. Eduardo em seguida "iniciou uma guerra contra a Fox News". Avaliação de Greenwald, jornalista célebre por publicar os arquivos da NSA e, no Brasil, pela série Vaza Jato, sobre o episódio:

"Quando a repórter da Folha Mônica Bergamo publicou que o secretário Fabio Wanjgarten voltou dos EUA apresentando sintomas e estava sendo testado, Wejngarten publicou ataques contra ela, insinuando se tratar de invenção da 'banda podre da imprensa'. No dia seguinte, seu teste positivo foi confirmado. O que parece ter acontecido é que os Bolsonaro empregaram sua tática padrão contra a mídia brasileira: acusar falsamente a imprensa de inventar informações negativas. A diferença é que, desta vez, a estratégia foi usada contra a Fox News, veículo que a família ensinou seus apoiadores a confiar e respeitar."

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.