Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

'O covarde sr. Trump', diz manchete do principal jornal alemão

Süddeutsche e outros reagem à tentativa de 'esconder fracasso' vetando europeus; NYT prevê cobertura comparável ao 11/9

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O New York Times determinou à redação trabalhar de casa a partir de amanhã, sexta 13, e o editor Dean Baquet alertou que a cobertura do Covid-19 será comparável à do 11 de Setembro:

"O vírus é uma crise que só acontece uma vez a cada geração, uma notícia imensa que inevitavelmente afeta a vida de todos."

Com o alarme geral nos EUA, ilustrado pelo cancelamento da NBA e a infecção de Tom Hanks, a nova Economist destaca o despreparo do país, com seu "sistema de saúde extraordinariamente caro" e voltado para "tratamentos pagos", com a ilustração abaixo:

Trump foi à TV e se viu criticado de imediato por jornalistas como Susan Glasser, da CNN e New Yorker, e Maggie Haberman, do NYT, por desviar a atenção para o "vírus estrangeiro", quando ele está avançado no país. Mas a reação maior vem da Europa e não só de suas autoridades.

O alemão Süddeutsche Zeitung abriu a quinta com a manchete "O covarde Sr. Trump", descrevendo a decisão de vetar voos europeus como "tentativa negligente de distrair [o público americano] de seu próprio fracasso". O francês Les Échos abriu com o "colapso" que provocou nos mercados europeus.

A decisão de isentar Reino Unido e Irlanda do veto foi especialmente questionada, com o site Politico ressaltando que são os dois países europeus com empreendimentos turísticos das empresas Trump.

A isenção da Irlanda se provou mais questionável com o anúncio, manchete nesta quinta do Independent de Dublin, maior jornal do país, de fechar todas as escolas e universidades irlandesas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.