Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Bolsonaro está levando Brasil 'ao matadouro', diz Lula ao Guardian

Ao sacar ministro, 'troglodita' arrisca repetir mortos nas ruas do Equador, declara ex-presidente; cobertura externa vê 'furor' no país com demissão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com chamada no alto das quatro versões de sua home page, o Guardian publica "uma entrevista apaixonada" de Lula.

Destaca que o ex-presidente diz que, "ao destruir pouco a pouco o distanciamento social e defenestrar seu próprio ministro da Saúde, o líder troglodita arrisca repetir as cenas devastadoras que acontecem no Equador". De Lula:

"Não podemos querer derrubar um presidente só por não gostarmos dele, mas se Bolsonaro continuar cometendo crimes de responsabilidade e tentando levar a sociedade ao matadouro —é o que ele está fazendo— as instituições vão precisar achar uma saída. E isso significa que será preciso um impeachment."

FUROR

A demissão do ministro ecoou de imediato e ao longo da noite, do próprio Guardian ao agregador chinês Baijiahao, do Baidu, este dizendo que Luiz Henrique Mandetta foi sacado porque "apoiava a continuação das medidas de isolamento", enquanto Bolsonaro "advoga o retorno ao trabalho e à vida normal".

Também o Washington Post, que chegou a dar na home que a "disputa complica a resposta do Brasil à pandemia", o alemão Süddeutsche Zeitung e o francês Le Parisien, este dizendo que o ex-ministro "discordava totalmente de Bolsonaro, que reclama da 'histeria' em torno da 'gripezinha'".

Os financeiros Wall Street Journal e Financial Times apontaram, respectivamente, o descontrole do "vasto sistema de saúde do Brasil" com a demissão e como "Bolsonaro desencadeia furor" com a decisão.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.