Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Cemitério de SP ilustra como vírus pode 'esmagar' países pobres

Washington Post reporta que Hemisfério Sul 'acelera seus passos, mas presidente do Brasil chamou surto de fantasia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Abrindo uma imagem do cemitério de Vila Formosa, com coveiros usando equipamento de proteção, a capa do Washington Post (reprodução abaixo) noticia como o "Contágio pode esmagar o mundo em desenvolvimento".

Nove correspondentes, do Rio a Nairóbi e Nova Delhi, ouvem especialistas em saúde pública e a população. Os países do Hemisfério Sul, que demoraram a reagir, "aceleraram seus passos, mas o presidente do Brasil chamou o surto de 'fantasia'", diz a legenda do WP.

O Wall Street Journal traz reportagem na mesma linha, mobilizando seis correspondentes, inclusive no Brasil, mas se concentrando na Colômbia, um dos países mais desiguais da América Latina:

"No mundo em desenvolvimento, coronavírus bate em trabalhadores da economia informal."

O noticiário sobre o negacionismo do presidente brasileiro é intermitente, nos EUA e Europa devastados pelo vírus, com acréscimos diários como o texto de Jon Lee Anderson na New Yorker, "Bolsonaro, aliado próximo de Trump, minimiza perigosamente o risco de coronavírus", e até Fox News.

No francês Le Monde, "No Brasil, os evangélicos negam o perigo do coronavírus". No alemão Süddeutsche Zeitung, com foto do Cristo Redentor sobre uma favela, "Quando as gangues cuidam da sua saúde".

Mas as imagens de maior impacto do desastre do coronavírus no "mundo em desenvolvimento" são do Equador, veiculadas pelo canal de notícias russo RT:

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.