Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

China anuncia que vai comprar soja dos EUA por 'segurança'

Noticiário chinês vê Brasil concentrando a contaminação na AL e sob risco de enfrentar três epidemias ao mesmo tempo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A agência de notícias chinesa Xinhua, em levantamento que envolveu 13 correspondentes na América Latina, ressalta que o total de casos de coronavírus na região está em 30 mil, sendo mais de um terço no Brasil, muito à frente de Chile e Equador —que por sua vez se apartaram dos demais.

O tabloide Huanqiu/Global Times ironizou em título que, em meio à escalada dos números, "Presidente brasileiro convoca jejum para se livrar do pecado". Mas o tom sobre o país na cobertura chinesa é, de modo geral, sombrio.

Na rede CCTV, "Três epidemias estão para acontecer ao mesmo tempo no Brasil", acrescentando dengue e gripe. E o diário Xin Jing Bao, de Pequim, entrevista uma chinesa em São Paulo que conta como o país foi "lento" ao reagir e até agora, por exemplo, "poucos usam máscaras".

O mesmo Xin Jing Bao cobriu no sábado (4) a coletiva sobre "segurança e suprimento alimentar" de um diretor do ministério chinês da agricultura, convocada porque "muitas pessoas se preocupam que a soja importada do Brasil venha a ser afetada".

Wei Baigang afirmou que "as importações do Brasil não foram afetadas em março, e as importações dos EUA devem crescer", agora que "a primeira fase do acordo comercial sino-americano foi implementada".

Os fazendeiros dos EUA começam a plantar em abril e "a expectativa é que cresça a área de cultivo".

Outros links citados
m.news.cctv.com/2020/04/04/ARTIJvLJkZ0Xdxg35qRXKnyB200404.shtml
Xin Jing Bao: bjnews.com.cn/world/2020/04/04/713266.html
Xin Jing Bao 2: bjnews.com.cn/news/2020/04/04/713196.html

PREVENÇÃO CHINESA

A Xinhua informa que o manual chinês para prevenção acaba de ganhar as primeiras edições em português, no Brasil (imagem acima e aqui), e em espanhol, no Chile, dois parceiros comerciais de Pequim e os dois mais atingidos pela pandemia. É patrocinado pela Fundação Jack Ma e pelo Alibaba.

Outro link citado:
xinhuanet.com/world/2020-04/04/c_1125815126.htm

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.