Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Embraer busca plano B, que pode ser a China, diz Reuters

Xinhua destaca as críticas e o pedido da empresa brasileira de 'compensação' da Boeing

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Por sites como New York Times e agregadores, com o título "Após apostar seu futuro na Boeing, Embraer se debate por difícil plano B", a Reuters destaca que a "China é vista como curinga potencial em futuras reorganizações".

A empresa brasileira tem opções limitadas, segundo o Lundquist Group, consultoria estratégica baseada em Seattle (EUA) e ligada ao UBS, mas Pequim segue em busca de maneiras de viabilizar seu avanço no setor.

"Do ponto de vista estratégico, é uma opção, mas poderia ser problemático politicamente", avalia a consultoria, pois membros do círculo mais próximo de Jair Bolsonaro têm atacado a China.

Dias antes do rompimento unilateral da compra pela Boeing, a China já era citada especulativamente em sites como o americano Airway, com a foto acima e o título "Chineses podem substituir Boeing como parceiros da Embraer?".

Na China, o conflito entre a americana e a brasileira vem sendo noticiado com atenção desde o anúncio, no sábado. A agência Xinhua destaca em seu título as críticas da Embraer, que vai buscar "todos os meios de compensação".

E o portal noticioso Sina, do grupo da rede social Weibo, se concentra em tom crítico no "momento negro" da Boeing, noticiando a eventual compensação de US$ 100 milhões à Embraer —e lembrando que uma companhia aérea do Kuwait já processa a empresa americana.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.